Título: | ANÁLISE DE MATURIDADE EM BUSINESS INTELLIGENCE COMO FATOR DE CRIAÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA E MELHORIA DE PERFORMANCE: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR FARMACÊUTICO | ||||||||||||
Autor: |
GABRIEL LOURENCO S DOS SANTOS |
||||||||||||
Colaborador(es): |
FABIO DE OLIVEIRA PAULA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 25/MAI/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62667&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62667&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62667 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção de uma amostra
de funcionários, de diferentes departamentos e cargos, sobre o estágio de
maturidade em Business Intelligence de uma empresa do setor farmacêutico.
Posteriormente, pretende-se entender a relação entre a percepção de maturidade, e
a percepção do potencial de criação de vantagem competitiva e melhoria na
performance da empresa que a adoção de Business Intelligence pode trazer. Para
atingir ao objetivo foram realizadas uma pesquisa via survey com 32 respondentes,
para coletar sua percepção de maturidade da empresa em cinco dimensões de
maturidade: Organização, Infraestrutura, Gestão de Dados, Análise e Governance a
fim de enquadrar a empresa dentro de um estágio. Além disso, foram incluídas nos
questionários perguntas relacionadas a percepção de criação de vantagem
competitiva e melhoria de performance. A fim de entender melhor os resultados
para posteriormente criar uma proposta de plano de melhoria para que a empresa
avançasse no modelo, foram realizadas entrevistas em profundidade com quatro
respondentes e uma análise de regressão com o objetivo de entender melhor a
relação entre as variáveis. O trabalho delimitou-se em estudar a empresa no
momento atual sem que fosse feito um acompanhamento da evolução ao longo do
tempo, pesquisou apenas uma empresa do setor farmacêutico baseada no Brasil
limitando comparações com benchmarkings entre países e setores. Além disso, o
fato de o pesquisador conhecer e ser funcionário da mesma empresa dos
respondentes pode ter gerado desconforto em parte deles, gerando possíveis vieses
nas respostas. Com os resultados da pesquisa somados as melhores práticas de BI
trazidas no referencial teórico, foi traçada uma proposta com um plano de melhoria
que se implementado, acredita-se, que pode levar a empresa a avançar no estágio
de maturidade.
|
|||||||||||||
|