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Título: DESIGN PARA APOIO A TOMADA DE DECISÃO DO CIDADÃO PARA A GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICAN
Autor: MARCIA CHRISTINA BORGES FERNANDES
Colaborador(es): CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES - Orientador
Catalogação: 23/MAI/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62625&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62625&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62625
Resumo:
O uso da energia solar fotovoltaica como fonte para geração/consumo de energia elétrica traz benefícios sob diversas perspectivas, desde a financeira até o estímulo à geração de emprego, passando pela questão ambiental. Mesmo assim, ainda não há amplo engajamento dos cidadãos para geração solar em suas residências devido ao caráter inovador do produto-serviço, que deixa dúvidas nas pessoas. Dado esse quadro, propusemos a especificação de um serviço de apoio a tomada de decisão para adesão à Geração Distribuída Fotovoltaica (GDFV). O design para apoio a tomada de decisão do cidadão para a GDFV deve considerar os diversos motivos que influenciam a decisão das pessoas. Os atributos que influenciam os cidadãos no processo decisório foi o objeto de estudo. Como metodologia, efetuamos pesquisa documental e bibliográfica sobre o contexto da GD em alguns países e o estado da arte no Brasil, discutimos o novo significado que a geração distribuída trouxe para o cenário energético a partir da gestão da inovação e principalmente pelo Design Drive-Innovation (VERGANTI, 2012). Realizamos entrevistas exploratórias semiestruturadas e aplicamos um questionário para ampliar a lista de atributos influenciadores numa amostragem não probabilística por conveniência. Os resultados nos permitiram construir um Mapa de Atributos, que são os fatores chave do processo decisório. Utilizamos uma série de técnicas do Design da Serviços para modelagem de um serviço de apoio à tomada de decisão (SATD). Ancorado em plataforma web, o SATD permitirá a união de oferta e demanda a partir de um autodiagnóstico do cidadão, conduzindo-o ao modelo de negócio mais aderente ao seu perfil.
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