Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: DESIGN EM PARCERIA COMO POSSIBILIDADE PARA UM DESIGN DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor: MARIA LUCIA ESPANHOL
Colaborador(es): JACKELINE LIMA FARBIARZ - Orientador
Catalogação: 18/MAI/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62555&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62555&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62555
Resumo:
Essa pesquisa busca relacionar a abordagem Design em Parceria com o cotidiano escolar da Educação Infantil e modos de incluir crianças com autismo. O termo inclusão, que passou a ser difundido a partir da década de 90, tem como princípio que todas tenham acesso à Educação, independentemente de sua condição. A pesquisa qualitativa exploratória e interpretativa teve como técnicas de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, a observação em campo e a dinâmica world café. A pesquisa sustenta que a abordagem Design em Parceria pode ser aplicada no cotidiano escolar da Educação Infantil, por meio da experimentação, dado o contexto que muitos professores nunca conviveram com crianças com autismo e também estão aprendendo modos de relacionar, criando uma cultura inclusiva. Com a parceria de atores que estão no chão da escola, que estão presentes em todas as etapas do processo projetual, é possível criar materialidades a partir dos interesses de crianças com autismo ou com dificuldades de comunicação, potencializando suas formas de interação. A análise dos dados por meio da sociolinguística interacional evidenciou que a interação, pilar da educação infantil e uma das dificuldades de pessoas com autismo, é facilitada quando há convergência do acolher, conhecer e experimentar. Conclui-se que ações características do Design em Parceria podem ser replicadas por professores na Educação Infantil, possibilitando um Design de Acolhimento pelo: conhecer - a convivência e observação dos interesses de crianças com autismo; experimentar – propor uma diversidade de materialidades, observando as ações e possíveis potencialidades.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF