Título: | DESIGN EM PARCERIA COMO POSSIBILIDADE PARA UM DESIGN DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | ||||||||||||
Autor: |
MARIA LUCIA ESPANHOL |
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Colaborador(es): |
JACKELINE LIMA FARBIARZ - Orientador |
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Catalogação: | 18/MAI/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62555&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62555&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62555 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Essa pesquisa busca relacionar a abordagem Design em Parceria com o
cotidiano escolar da Educação Infantil e modos de incluir crianças com autismo. O
termo inclusão, que passou a ser difundido a partir da década de 90, tem como
princípio que todas tenham acesso à Educação, independentemente de sua
condição. A pesquisa qualitativa exploratória e interpretativa teve como técnicas de
coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, a observação em campo e a
dinâmica world café. A pesquisa sustenta que a abordagem Design em Parceria
pode ser aplicada no cotidiano escolar da Educação Infantil, por meio da
experimentação, dado o contexto que muitos professores nunca conviveram com
crianças com autismo e também estão aprendendo modos de relacionar, criando
uma cultura inclusiva. Com a parceria de atores que estão no chão da escola, que
estão presentes em todas as etapas do processo projetual, é possível criar
materialidades a partir dos interesses de crianças com autismo ou com dificuldades
de comunicação, potencializando suas formas de interação. A análise dos dados por
meio da sociolinguística interacional evidenciou que a interação, pilar da educação
infantil e uma das dificuldades de pessoas com autismo, é facilitada quando há
convergência do acolher, conhecer e experimentar. Conclui-se que ações
características do Design em Parceria podem ser replicadas por professores na
Educação Infantil, possibilitando um Design de Acolhimento pelo: conhecer - a
convivência e observação dos interesses de crianças com autismo; experimentar –
propor uma diversidade de materialidades, observando as ações e possíveis
potencialidades.
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