Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A DEMOCRACIA E SEUS SIGNIFICADOS NO JORNALISMO BRASILEIRO E ARGENTINO: UMA PERSPECTIVA COMPARADA
Autor: VIVIAN MANNHEIMER
Colaborador(es): ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO - Orientador
Catalogação: 11/MAI/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62493&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62493&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62493
Resumo:
Este trabalho do campo da Comunicação Política tem como objetivo analisar representações e significados compartilhados sobre democracia no jornalismo brasileiro e argentino. Considera-se que o jornalismo é capaz de criar significados e, desse modo, influenciar na constituição da realidade social e, inclusive, política. A escolha de Brasil e Argentina como objetos de estudo foi feita por se tratar de dois países latino-americanos que compartilham de semelhanças, como proximidade geográfica, histórico de crises políticas e econômicas recorrentes, um mesmo passado autoritário, e aberturas democráticas recentes e na mesma época. No entanto, de acordo com dados dos principais institutos de pesquisa sobre democracia, a Argentina apresenta índices maiores de apoio a essa forma de governo que o Brasil, que, por sua vez, parece apresentar maiores tensões em sua realidade democrática, tendo vivido um impeachment presidencial em 2016 e a eleição de um presidente de extrema-direita, que governou entre 2018 e 2022, com pouco apreço pelo jogo democrático. Realizouse uma análise qualitativa e temática, a partir da teoria da democracia, para se avaliar o conteúdo dos principais jornais dos dois países. Espera-se, assim, contribuir para o campo dos estudos de comunicação da América Latina por meio de uma análise qualitativa, de conteúdo, regional e comparada, uma perspectiva ainda pouco explorada na área de comunicação, mas que vem crescendo nos últimos anos. Acredita-se que estudar os significados e representações de democracia no jornalismo desses dois países pode nos dar algumas pistas sobre a democracia na América Latina, de forma geral, e sobre a realidade democrática brasileira, de forma mais específica.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF