Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ESTRUTURA COMPARATIVA DO POPULISMO DIGITAL: OS CASOS DO MOVIMENTO 5 ESTRELAS E O DE JAIR BOLSONARO
Autor: CAIO LOPES PESSOA DE MENDONCA
Colaborador(es): MARIA SARAH DA SILVA TELLES - Orientador
MARIA CELINA SOARES D ARAUJO - Coorientador
Catalogação: 09/MAI/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62482&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62482&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62482
Resumo:
O presente trabalho pretende explorar o tema da recente emergência de casos de populismo, nas principais democracias pelo mundo, por meio de um estudo sobre o entrelaçamento entre fenômenos populistas e redes digitais, tomando como exemplos dois fenômenos populistas recentes que se enquadram no chamado populismo digital: o caso do Movimento 5 Estrelas na Itália e o de Jair Bolsonaro no Brasil. Longe de buscar sistematizar todos os elementos envolvidos na trajetória eleitoral de ambos, pretendeu-se elencar fatores importantes relacionados à ascensão política dos dois, tais como conjuntura política, características biográficas e, especialmente, como surgiram e se sustentaram a partir do campo midiático, criando um espaço próprio de crescimento face à dificuldade de acesso a recursos públicos. Os casos foram escolhidos, principalmente, pela centralidade do uso das ferramentas digitais aliada a estratégias populistas e, no caso italiano, por ser uma das primeiras experiências partidárias nascida do campo midiático. Esta dissertação contribui para demonstrar como esses casos se encaixam nessa noção de populismo digital e enfatizar, dado destaque que este tema ganhou nos últimos anos, ambos os fenômenos políticos como valiosos objetos de estudo, ajudando na compreensão de outros similares que existam ou que venham a existir no futuro a partir do ambiente virtual. Inicialmente, é levado em consideração breves noções de populismo, tomando como parte constitutiva da democracia representativa e flexível às mudanças nos padrões de sociabilidade na sociedade. Posteriormente, é realizada a análise sobre os dois casos, através da leitura de autores que os estudam. E por fim, são comparados à luz de tendências populistas presentes na lógica das ferramentas digitais, em que pese a visibilidade e potencial de alcance em detrimento da validade ética das mensagens produzidas pelos usuários.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF