Título: | A CRIANÇA ENQUANTO SUJEITO DA EXPERIÊNCIA: SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO DESIGN REFLEXIVO | ||||||||||||
Autor: |
MICHELE MARCONSINI LOUREIRO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
LUIZA NOVAES - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 08/MAI/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62456&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62456&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62456 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa explora a abordagem do Design Reflexivo em situações de ensinoaprendizagem com crianças. Observam-se as implicações desta investigação na formação
da criança enquanto sujeito da experiência. O estudo é conduzido a partir do conceito
de experiência formulado por Jorge Larrosa e da ideia de espaço intersubjetivo discutida
por Gert Biesta. Ambos os autores problematizam o campo da Educação como um
lugar que possibilita o exercício da pluralidade e da diferença. A pesquisa propõe uma
abordagem qualitativa com estudo exploratório-descritivo, pesquisa bibliográfica e
pesquisa de campo, incluindo técnicas de observação direta intensiva, pesquisa-ação
e metodologia do Design em Parceria. As técnicas adotadas se mostraram adequadas
para ampliar a compreensão e avaliar as possibilidades e limitações desta abordagem em
situações de ensino-aprendizagem com crianças, por meio do Design Reflexivo, tendo
como base a práxis educativa.
|
|||||||||||||
|