Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ESTUDO DOS EFEITOS DE TINTURAS DE CABELOS NOS RESULTADOS DO MINERALOGRAMA CAPILAR: UMA ABORDAGEM QUIMIOMÉTRICA
Autor: VERONICA LUIZA ESTEVES DOS SANTOS
Colaborador(es): TATIANA DILLENBURG SAINT PIERRE - Orientador
Catalogação: 19/ABR/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62273&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62273&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62273
Resumo:
O exame de mineralograma capilar fornece as concentrações de elementos tóxicos e essenciais no cabelo. O uso de produtos capilares, além de poderem representar uma fonte de exposição, é possível que causem alterações na composição mineral do cabelo. Neste trabalho, amostras de cabelo natural foram submetidas a tratamentos com diferentes tinturas e, posteriormente, analisadas seguindo a metodologia pré-estabelecida para determinação multielementar por espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS). A composição elementar do cabelo humano natural foi comparada com as determinadas nas mesmas amostras de cabelo submetidas a tratamentos com diferentes tintas. Utilizando o teste estatístico Kruskal-Wallis, foi possível identificar diferenças significativas (p < 0,05) para os elementos Na, K e Mg, cujas concentrações aumentaram (de 100 a 5000x) após o uso das tinturas permanentes e semipermantes, enquanto para os cabelos que foram submetidos a tratamentos com corantes naturais isso não foi observado. Alguns elementos como Al, Fe, P tiveram decréscimo em suas concentrações (de 20 a 40%) após o uso desses tratamentos. Diante disso, foi possível determinar que alguns elementos são transferidos ou removidos do cabelo após o uso de determinados produtos, confirmando que tratamentos estéticos podem interferir nos resultados do exame do mineralograma capilar, devendo ser avaliada a necessidade da realização do mesmo em pacientes com cabelo tingido ou a possibilidade de aguardar por, pelo menos, 3 meses sem o uso de tratamentos permanentes antes da coleta da amostra para realização do exame.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF