Título: | DIÁLOGOS SILENCIOSOS: ARQUITETURA MODERNA BRASILEIRA E TRADIÇÃO CLÁSSICA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
ANA PAULA GONCALVES PONTES |
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Colaborador(es): |
JOAO MASAO KAMITA - Orientador |
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Catalogação: | 06/ABR/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6226&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6226&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6226 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O Movimento Moderno da arquitetura afirmou-se nas primeiras
décadas
do século XX como proposta de ruptura radical com o
passado, desejando
instaurar uma nova estética afinada com o espírito da era
industrial. Sem
desconsiderar as profundas transformações que a nova
linguagem operou na
arquitetura, este trabalho busca investigar os possíveis
diálogos entre obras
modernas e a tradição clássica, tendo em vista edifícios de
arquitetos brasileiros.
A discussão insere-se no debate recente da historiografia
brasileira, que busca
abordar a arquitetura moderna sob seus múltipos aspectos,
valorizando as
qualidades ambivalentes que tornam as obras mais complexas
e interessantes,
como já vem fazendo há mais tempo a crítica internacional,
sobretudo com as
interpretações que apontam para as relações de Le Corbusier
com a tradição
clássica. Dentre as obras destacadas na análise estão a
sede do Ministério
da Educação e Saúde do Rio de Janeiro (1936), de Lucio
Costa e equipe,
com consultoria de Le Corbusier; os palácios de Brasília de
Oscar Niemeyer
(Alvorada, Planalto e Supremo Tribunal Federal, 1957-58); e
o edifício da
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São
Paulo (1962-69),
de Vilanova Artigas. A escolha de exemplos representativos
e ao mesmo tempo
variados da produção brasileira permite compreender as
diversas formas com
que a arquitetura moderna se relacionou com a tradição
clássica, especialmente
nos momentos em que desejou corporificar nos edifícios os
ideais emblemáticos
de seu tempo histórico.
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