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Título: ACABAVA SENDO SEMPRE EU O PUNIDO, NÉ. POR NÃO QUERER ESTAR ALI: NARRATIVAS DE MICRO VIOLÊNCIAS INSTITUCIONAIS PARA COM PESSOAS LGBTQIA+
Autor: ANNA PAULA BEZERRA DA SILVA
Colaborador(es): LIANA DE ANDRADE BIAR - Orientador
Catalogação: 17/ABR/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62236&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62236&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62236
Resumo:
Nesta dissertação, tenho por objetivo analisar, refletir e gerar entendimentos acerca das vivências de pessoas LGBTQIA+, sublinhando suas experiências em ambientes institucionais como: escola, família e igreja. A partir da Análise de Narrativas (Linde, 1993; Moita Lopes, 2001; Bastos, 2005; Bamberg, 2006; Georgakopoulou, 2006; Bastos; Biar, 2015; Biar; Orton; Bastos, 2021) irei direcionar o meu olhar para as possíveis situações de micro violências e estigmatização vividas por indivíduos por conta de suas orientações sexuais; observando, na construção narrativa, como isto afeta e/ou afetou suas trajetórias e identidades. Esta pesquisa está situada no campo da Linguística Aplicada Contemporânea (Moita Lopes et al., 2006; 2013), com interfaces com a Linguística Queer (Borba, 2014; 2015; 2019), a qual entende que o uso da linguagem está relacionado às práticas sociais e a como construímos e entendemos quem somos e a nossa sexualidade. Além disso, também recorro à Teoria Queer (Butler, 2003 [1990], Foucault, 2020 [1976]; Sedgwick, 1985; 2007 [1990]; Milani; Woff, 2015; Miskolci, 2020; Louro, 2007; 2020). O paradigma qualitativo (Denzin; Lincoln, 2006) orienta a metodologia do estudo, o qual será desenvolvido a partir dos dados gerados em entrevistas conversacionais (Mishler, 1986) realizadas com pessoas da comunidade LGBTQIA+. Ao final desta pesquisa, algumas das possíveis reflexões geradas nos levam a entender como as práticas homofóbicas são normalizadas nos discursos como forma de brincadeira e regulamentação dos corpos, gerando desconforto e até mesmo um sentimento de solidão em especial por conta da falta de amparo em ambientes institucionais.
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