Título: | EMOÇÕES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA | ||||||||||||
Autor: |
MELISSA CALDERARO GUIMARAES |
||||||||||||
Colaborador(es): |
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - Orientador INES KAYON DE MILLER - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 17/ABR/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62230&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62230&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62230 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa lança luz às práticas pedagógicas que envolvem o sistema online de ensino, práticas estas capazes de suscitar diversas emoções no ambiente
escolar. O objetivo é de reconhecer e aprofundar reflexões acerca dos estudos sobre
crenças e emoções da sala de aula on-line, dos significados gerados nas interações
discursivas e nas emoções que surgiam a partir das crenças no discurso analisado
no ambiente escolar de Ensino Remoto Emergencial em virtude da pandemia da
Covid 19, numa perspectiva autoetnográfica, exploratória e contextualizada. A
pesquisa também busca estabelecer significados acerca das relações co-construídas
por meio das crenças que emergem na interação professora/aluno colaborador. Para
tanto, faço uso de conceitos teóricos advindos da: Linguística Aplicada (MOITA
LOPES, 2006; 2013; MILLER, 2013), Prática Exploratória (ALLWRIGHT, 2006;
MILLER et al., 2008), Autoetnografia (ELLIS, 2004; ADAMS; BOCHNER;
ELLIS, 2011; DENZIN; LINCOLN, 2000; BOCHNER; ELLIS, 2000), Crenças
(BARCELOS, 2001, 2003, 2004; BARCELOS; ABRAHÃO, 2006; ANDRÉ, 1996;
KALAJA, 1995), Emoções (ZEMBYLAS, 2003a, 2003b, 2005; REZENDE;
COELHO, 2010; FAIRCLOUGH, 2001; 2003; hooks, 2013; LE BRETON, 2021),
Ensino Remoto Emergencial (FONSECA; CARDOSO, 2021), Avaliação
(THOMPSON; HUNSTON, 2000; THOMPSON; ALBA-JUEZ, 2014;
THOMPSON, 2000; MARTIN; WHITE, 2005, HALLIDAY, 1985, 1994; 2010;
2014), Linguística Sistêmico- Funcional (FUZER; CABRAL, 2014; NEVES, 1997;
HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Alinhada ao paradigma da pesquisa
qualitativa (DENZIN; LINCOLN, 2006), à perspectiva contemporânea da
Linguística Aplicada e ao viés ético-metodológico da Prática Exploratória,
apresento a análise de excertos de conversas de potencial exploratório sobre o
ambiente escolar on-line. Tomo por base o pressuposto de que as emoções são
suscetíveis a variações provocadas pelo ambiente sociocultural em que se
encontram (REZENDE; COELHO, 2010). As crenças e as emoções encontradas
nas interações com o aluno colaborador são observadas e estudadas considerando o
contexto micro, quanto em contexto macropolítico, dentro das reflexões e coconstruções de significados que foram identificadas. Para a interpretação dos dados,
analiso os significados das crenças e das emoções encontradas nas conversas de
caráter exploratório gravadas para a investigação. Quanto à análise dos discursos
gerados e nossas conversas exploratórias, entendemos que, em sua maioria, que o
aluno colaborador construiu ao longo de sua trajetória acadêmica crenças acerca da
relação professor/aluno, que foram capazes de interferir no seu processo de ensinoaprendizagem, suscitando emoções que puderam construir significados para as
práticas pedagógicas no ambiente on-line de ensino.
|
|||||||||||||
|