Título: | COALIZÃO EM DEFESA DO HOMESCHOOLING: CRENÇAS, ESTRATÉGIAS E ARGUMENTOS | ||||||||||||
Autor: |
HELCE AMANDA DE OLIVEIRA MOREIRA |
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Colaborador(es): |
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA - Orientador |
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Catalogação: | 17/ABR/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62218&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62218&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62218 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O homeschooling (HS) é um movimento de origem norte-americana que desde os
anos 1960 luta pelo direito dos pais de retirarem seus filhos de instituições escolares
para ensiná-los em casa. Em seu início, mantinha relações com ideais anarquistas,
mas logo foi cooptado pelas correntes do neoconservadorismo e do neoliberalismo.
Desde então, as motivações para sua adoção passam pelo descontentamento com o
sistema escolar e pelo desejo de ter amplo controle do processo educativo de seus
filhos. A prática chega ao Brasil por meio de missionários protestantes no final do
século passado, passa por um longo período de inércia e alcança o debate público
com a ascensão da nova direita, que é banhada nas mesmas águas ideológicas do
homeschooling. Partindo do pressuposto de que existe um grupo de atores que agem
de forma coordenada e guiados por crenças compartilhadas, entendemos que no
Brasil existe uma coalizão, nos termos do Modelo de Coalizões de Defesa, pró-HS.
Diante disso, buscamos investigar semelhanças e diferenças entre as crenças, as
formas de atuação e os argumentos utilizados pela coalizão que advoga em defesa
da legalização e implementação do homeschooling. Em relação à metodologia,
realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho documental. Selecionamos materiais
produzidos pela coalizão ou que tinham potencial de apresentarem dados
importantes, como Projetos de Lei, notas taquigráficas de audiências públicas e
posts de redes sociais. Para o processo analítico, foi lançado mão da Análise de
Conteúdo, dos preceitos do neoconservadorismo e do neoliberalismo e das
categorias de análise do Modelo de Coalizões de Defesa trabalhadas. Os resultados
indicam que as crenças da coalizão se sustentam em três pilares: nas noções de
liberdade, de família e de responsabilização. Elas apresentam forte e íntima relação
com as marcas neoconservadoras e neoliberais, o que coloca o homeschooling
dentro do campo das políticas educacionais guiadas por valores mercadológicos e
moralizantes. Nesse sentido, identificamos que o HS leva à exaltação de uma
liberdade individual e irrestrita, à promoção da família tradicional, à objetificação
das crianças e adolescentes, à transferência de responsabilidade de um direito social
e a valorização de princípios meritocráticos. Além disso, a coalizão usa de
diferentes estratégias para materializar suas crenças e alcançar seus objetivos,
concentrando-se especialmente nos da esfera política, com a apresentação de
Projetos de Lei, e na esfera social, buscando aprovação pública da pauta. Ainda,
analisamos os argumentos adotados. Eles atuam como forma de convencer a
opinião pública sobre os supostos benefícios da prática e contra argumentam as
críticas levantadas pela coalizão contrária. Por fim, entendemos que o
homeschooling tem potencial para colocar em risco o direito à educação e a ideia
de construção coletiva visando a convivência em sociedade democrática.
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