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Título: SENTIDOS DE MÉRITO E MERITOCRACIA NO LINKEDIN
Autor: AMANDA COSTA PINTO DE MORAIS
Colaborador(es): MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - Orientador
Catalogação: 23/MAR/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62067&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62067&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62067
Resumo:
A cultura neoliberal promoveu a ideia de que o sucesso profissional está diretamente relacionado a um trabalho de marketing pessoal, semelhante àquele desenvolvido por uma empresa para tornar sua marca visível e bem-sucedida. Nesse contexto, o sucesso ou fracasso é reconhecido como da responsabilidade exclusiva do profissional, o que aponta diretamente para a questão da meritocracia e da postura diante do sucesso. Considerando-se que o LinkedIn é visto como uma importante ferramenta para a gestão da marca pessoal, as postagens nessa plataforma são um lócus privilegiado para examinar até que ponto a subjetividade do profissional se alinha aos princípios que caracterizam a racionalidade neoliberal e até que ponto há consenso sobre o sentido de mérito e meritocracia. A abordagem integra a teoria goffmaniana de face e estudos de narrativa. Os resultados revelam a internalização dos valores associados ao tipo de trabalhador desejável num mercado governado pelos princípios da qualidade e competitividade. Revela também que, numa sociedade altamente desigual, como a brasileira, não há consenso sobre os sentidos de mérito e meritocracia nem sobre a postura aceita daqueles que exaltam seus próprios méritos.
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