Título: | SENTIDOS DE MÉRITO E MERITOCRACIA NO LINKEDIN | ||||||||||||
Autor: |
AMANDA COSTA PINTO DE MORAIS |
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Colaborador(es): |
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - Orientador |
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Catalogação: | 23/MAR/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62067&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62067&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62067 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A cultura neoliberal promoveu a ideia de que o sucesso profissional está
diretamente relacionado a um trabalho de marketing pessoal, semelhante àquele
desenvolvido por uma empresa para tornar sua marca visível e bem-sucedida. Nesse
contexto, o sucesso ou fracasso é reconhecido como da responsabilidade exclusiva
do profissional, o que aponta diretamente para a questão da meritocracia e da
postura diante do sucesso. Considerando-se que o LinkedIn é visto como uma
importante ferramenta para a gestão da marca pessoal, as postagens nessa
plataforma são um lócus privilegiado para examinar até que ponto a subjetividade
do profissional se alinha aos princípios que caracterizam a racionalidade neoliberal
e até que ponto há consenso sobre o sentido de mérito e meritocracia. A abordagem
integra a teoria goffmaniana de face e estudos de narrativa. Os resultados revelam
a internalização dos valores associados ao tipo de trabalhador desejável num
mercado governado pelos princípios da qualidade e competitividade. Revela
também que, numa sociedade altamente desigual, como a brasileira, não há
consenso sobre os sentidos de mérito e meritocracia nem sobre a postura aceita
daqueles que exaltam seus próprios méritos.
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