Título: | USO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADAS E A CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA ACADÊMICA: ESTUDO COM UNIVERSITÁRIOS INGRESSANTES | ||||||||||||
Autor: |
THIAGO JANUARIO LISBOA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
SILVIA BRILHANTE GUIMARAES - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 23/MAR/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62058&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62058&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62058 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho tem como objetivos relacionar a crença de autoeficácia
acadêmica e o uso de estratégias de aprendizagem autorreguladas com a percepção de
desempenho acadêmico de universitários ingressantes e verificar se esses estudantes
apresentam diferenças em suas crenças de autoeficácia acadêmica e no seu uso de
estratégias de aprendizagem autorreguladas ao longo do primeiro semestre letivo.
Participaram da pesquisa 70 estudantes universitários ingressantes de uma instituição de
ensino superior. Eles responderam o formulário em dois momentos distintos, no início e
no final do primeiro semestre da graduação. Trata-se de uma pesquisa quantitativa em
que, por meio de um formulário eletrônico, foram aplicados os seguintes instrumentos:
1) ficha de caracterização; 2) Escala de Estratégias de Aprendizagem para
Universitários (EEA-U); 3) Escala de Autoeficácia na Formação Superior (AEFS). Os
resultados indicam que existem correlações positivas da crença de autoeficácia
acadêmica com a percepção de desempenho acadêmico dos universitários ingressantes
e, também, entre o uso de estratégias de aprendizagem autorreguladas e a percepção de
desempenho acadêmico. Ou seja, os estudantes que mais utilizam estratégias de
aprendizagem autorreguladas são aqueles que relataram possuir uma percepção de
desempenho acadêmico maior. Assim como os estudantes que relatam apresentar mais
confiança em sua capacidade de realizar suas tarefas acadêmicas são aqueles que
possuem uma maior percepção acerca de seu desempenho acadêmico. Nos resultados,
também foram encontradas indicações de que não houve aumento na crença de
autoeficácia acadêmica e no uso de estratégias de aprendizagem, exceto de estratégias
relacionadas à interação com pares, ao longo do primeiro semestre da graduação. Os
resultados foram discutidos à luz da Teoria Social Cognitiva. Considerando os desafios
encontrados pelos universitários ingressantes no contexto do ensino superior e a
importância da crença de autoeficácia acadêmica e do uso de estratégias de
aprendizagem autorreguladas na superação desses desafios, são propostas ações
institucionalizadas a fim de promover estes construtos. Por fim, são sugeridos novos
estudos que ampliem o conhecimento destes construtos em universitários ingressantes.
|
|||||||||||||
|