Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: INFLUÊNCIA DE MODIFICAÇÕES SUPERFICIAIS NA DURABILIDADE DA FIBRA DE SISAL E ADERÊNCIA COM MATRIZES CIMENTÍCIAS
Autor: RAYLANE DE SOUZA CASTOLDI
Colaborador(es): FLAVIO DE ANDRADE SILVA - Orientador
LOURDES MARIA SILVA DE SOUZA - Coorientador
Catalogação: 21/MAR/2023 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62036&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62036&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62036
Resumo:
A utilização da fibra de sisal em compósitos cimentícios é um tópico de relevância atual, fruto principalmente do crescente interesse em tornar a construção civil mais sustentável. No entanto, também existem algumas desvantagens relacionadas ao uso de fibras de sisal como reforço, tais como a baixa durabilidade em matrizes alcalinas. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar a influência de alguns tratamentos nas características físicas e mecânicas da fibra de sisal, com intuito de garantir melhor desempenho como reforço em materiais cimentícios. Especificamente, três modificações foram propostas: o tratamento alcalino, o revestimento superficial polimérico e uma nova técnica de funcionalização da superfície da fibra baseada na química de polifenóis. O programa experimental avaliou a influência dos tratamentos na absorção de água das fibras, assim como mudanças microestruturais, composição química, resistência à tração e capacidade de deformação. Além disso, foram avaliadas as alterações nas características da interface fibra-matriz. As investigações também incluíram ensaios de fluência para avaliar o desempenho a longo prazo das fibras de sisal em ambientes agressivos, considerando diferentes níveis de carregamento. As modificações resultaram em melhoria de propriedades físicas, mecânicas, relacionadas à durabilidade e dependentes do tempo das fibras de sisal, além da aderência entre a fibra e a matriz. No entanto, em termos de desempenho físico-mecânico e durabilidade, os melhores resultados foram alcançados pela fibra de sisal modificada com polifenóis. Após a exposição à solução alcalina agressiva sob carregamento, a fibra de sisal natural manteve apenas 38 por cento de sua capacidade de resistência original, modificado para aproximadamente 55 por cento para as fibras tratadas. O resultado deste estudo forneceu embasamento técnico para que as fibras de sisal sejam consideradas como uma alternativa ao uso das fibras sintéticas em compósitos cimentícios de uso estrutural.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF