Título: | ARTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA BAIXADA FLUMINENSE: UM ESTUDO SOBRE DEZ CURSOS DE PEDAGOGIA | ||||||||||||
Autor: |
MASSUEL DOS REIS BERNARDI |
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Colaborador(es): |
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA - Orientador |
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Catalogação: | 20/MAR/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61998&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61998&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61998 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta tese de doutorado tem como objeto de estudo o ensino de Arte na
formação de professores sob a ótica de dez cursos presenciais de Pedagogia da
Baixada Fluminense. Busca-se identificar as especificidades que direcionam as
práticas artísticas da formação em Pedagogia da região. O recorte geográfico do
estudo corresponde aos treze municípios da Baixada Fluminense, região que
apresenta pouca visibilidade e diversas defasagens relativas ao campo artístico e
educacional. Metodologicamente, são discutidos o quantitativo de cursos,
disciplinas e informações coletadas em bancos de dados oficiais do MEC e
documentos disponibilizados pelos cursos. Qualitativamente, os dados coletados
se dão por meio de 73 respostas a questionários aplicados aos alunos e 13
entrevistas semiestruturadas com quatro coordenadores e nove professores de
Arte dos dez cursos analisados. As frentes teóricas fundamentais emergem do
campo da formação de professores, baseadas em Gatti e Nóvoa; os estudos do
currículo e da didática, nas correntes defendidas por Moreira, Candau, Libâneo,
Arroyo e Pimenta; e no campo artístico, a partir dos estudos de Dewey, Barbosa
e Martins. Recorre-se também à legislação vigente para o ensino do componente
curricular Arte na educação básica, a fim de discutir as quatro linguagens artísticas
(artes visuais, dança, música e teatro) previstas por documentos oficiais
brasileiros. Associam-se os dados encontrados à produção de conhecimento em
Arte na região da Baixada Fluminense pelas pesquisas de Hoffman, Melo,
Medeiros, Siqueira, Souza e Souza. A partir das análises, foi possível identificar
as práticas artísticas desenvolvidas nas aulas dos professores de Arte e
percebidas pelos estudantes dos dez cursos investigados, buscando identificar as
características e competências que dimensionam a aprendizagem em Arte dos
pedagogos em formação. O contexto do ensino do componente curricular Arte nos
dez cursos investigados dialoga com o perfil político, social e econômico da região.
Ao longo da investigação, pôde-se constatar que alguns docentes desenvolvem
um ensino de Arte que reforça estigmas atribuídos à visão reducionista e instrumental das artes, enquanto outros condenam tais práticas e buscam superálas.
Os debates sobre o ensino polivalente e/ou estigmatizado das quatro
linguagens artísticas no campo investigado vêm sendo reconhecidos pelos
sujeitos da pesquisa, principalmente, pelas condições secundarizadas em que as
artes se apresentam nos currículos dos cursos de Pedagogia. Há pouco espaço,
tempo, visibilidade e condições para que o trabalho artístico aconteça com
qualidade, bem como há questões institucionais e históricas introjetadas na
maneira de ensinar Arte para as séries iniciais. Ao levar a discussão para o campo
do ensino das quatro linguagens artísticas, os professores polivalentes atuantes
nas séries iniciais precisam desenvolver uma dupla polivalência. Isto é, ensinar
todas elas, além dos demais componentes curriculares previstos pelas Diretrizes
Curriculares Nacionais. Conclui-se que, apesar das propostas e tentativas de que
essa realidade se modifique, a Arte como componente curricular e área do
conhecimento ainda é pouco explorada pelos currículos que formam professores
para atuação nos anos iniciais nas escolas. No que tange à contextualização com
o local, há certas fragilidades relacionadas a falta de iniciativa em conhecer e
consumir as manifestações artísticas locais da Baixada Fluminense. Desse modo,
dificulta-se uma possível reversão do quadro identificado sobre o ensino de Arte
das universidades até às escolas.
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