Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SABERES INDÍGENAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor: KATIA CRISTINA VIEIRA NUNES
Colaborador(es): ANA CAROLINA PIRES DE AGUIAR - Orientador
Catalogação: 27/FEV/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61899&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61899&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61899
Resumo:
O objetivo dessa pesquisa foi explorar como os saberes tradicionais indígenas, em especial, sua ancestralidade e a relação com o meio ambiente, podem ser integrados aos programas de Educação Ambiental para formação de professores do ensino básico brasileiro, através da criação de um Guia Ilustrativo denominado “GUIA ORIENTATIVO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM SABERES INDÍGENAS”, como produto educacional do mestrado profissional. Para tanto, este estudo realizou um levantamento bibliográfico sobre o tema Educação Ambiental, Educação Escolar Indígena e a formação de professores para lecionar a educação indígena com viés ambiental, utilizando pesquisa bibliográfica e análise documental como metodologia. A principal proposta da pesquisa foi a construção deste Guia como material de apoio para o professor, com a finalidade de explorar a inserção socioambiental no ensino, de forma a assumir um tom mais crítico, dinâmico e integrado entre saberes científicos e tradicionais indígenas aliados a Educação Ambiental. Portanto, a pretensão do trabalho foi contribuir para a produção e pesquisa brasileira no campo da educação ambiental e inserção ambientais indígenas que merecem visibilidade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF