Título: | EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SABERES INDÍGENAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | ||||||||||||
Autor: |
KATIA CRISTINA VIEIRA NUNES |
||||||||||||
Colaborador(es): |
ANA CAROLINA PIRES DE AGUIAR - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 27/FEV/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61899&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61899&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61899 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O objetivo dessa pesquisa foi explorar como os saberes tradicionais
indígenas, em especial, sua ancestralidade e a relação com o meio
ambiente, podem ser integrados aos programas de Educação Ambiental
para formação de professores do ensino básico brasileiro, através da
criação de um Guia Ilustrativo denominado “GUIA ORIENTATIVO DE
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM SABERES INDÍGENAS”, como produto
educacional do mestrado profissional. Para tanto, este estudo realizou um
levantamento bibliográfico sobre o tema Educação Ambiental, Educação
Escolar Indígena e a formação de professores para lecionar a educação
indígena com viés ambiental, utilizando pesquisa bibliográfica e análise
documental como metodologia. A principal proposta da pesquisa foi a
construção deste Guia como material de apoio para o professor, com a
finalidade de explorar a inserção socioambiental no ensino, de forma a
assumir um tom mais crítico, dinâmico e integrado entre saberes científicos
e tradicionais indígenas aliados a Educação Ambiental. Portanto, a
pretensão do trabalho foi contribuir para a produção e pesquisa brasileira
no campo da educação ambiental e inserção ambientais indígenas que
merecem visibilidade.
|
|||||||||||||
|