Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: UM OLHAR ESTRATÉGICO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DAS EMPRESAS PARA AS METAS GLOBAIS DE BIODIVERSIDADE
Autor: BEATRIZ NASSUR ESPINOSA
Colaborador(es): AGNIESZKA EWA LATAWIEC - Orientador
PAULO DURVAL BRANCO - Coorientador
Catalogação: 24/FEV/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61882&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61882&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61882
Resumo:
O Fórum Econômico Mundial identificou a perda da biodiversidade e o colapso de ecossistemas como uma das cinco maiores ameaças que a humanidade enfrentará em dez anos, e ressaltou que metade do PIB global estaria potencialmente ameaçado em consequência da dependência dos negócios em relação à natureza. A Convenção da Diversidade Biológica aponta que a vida na Terra está se deteriorando rapidamente em todo o planeta e negocia o Marco Global de Biodiversidade Pós- 2020, que definirá as metas a serem cumpridas até 2030. Mudanças profundas na prática dos negócios são necessárias, assim como no arcabouço de normas e padrões que orientam a gestão dos impactos e dependências das empresas relacionados à biodiversidade. Para o enfrentamento desses desafios, novos requisitos em biodiversidade, sejam regulatórios, de mercado ou globais, estão em preparação por diversas instituições, e serão publicados nos próximos anos. Este trabalho busca reunir os requisitos atuais e avaliar para onde apontam as demandas futuras, permitindo às empresas se anteciparem às novas exigências. Busca também avaliar padrões, frameworks e guias de organizações internacionais, que orientam as estratégias e práticas empresariais em biodiversidade, consolidando-as em um conjunto de diretrizes de gestão, estruturadas em 10 elementos. Essas diretrizes visam subsidiar o processo de melhoria da gestão estratégica em biodiversidade nas empresas. O potencial de contribuição decorrente da implementação das diretrizes propostas foi correlacionado às metas globais de biodiversidade, que se encontram em aprovação, permitindo a compreensão de como as empresas poderão alavancálas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF