Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: IMPLEMENTAÇÃO DE UM RENDERIZADOR COM TRAÇADO DE CAMINHOS
Autor: BIANCA FARIA DUTRA FRAGOSO
Colaborador(es): WALDEMAR CELES FILHO - Orientador
Catalogação: 23/FEV/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61873&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61873&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61873
Resumo:
Graças aos avanços significativos nas técnicas de renderização e ao aumento do poder computacional, o algoritmo de traçado de caminhos, também chamado de traçado de raios com Monte Carlo, tornou-se o método de renderização predominante usado em campos que priorizam o realismo, como na produção de filmes e na visualização fotorrealista de exames médicos. Esse algoritmo simula precisamente o comportamento da luz possibilitando a simulação de alguns efeitos de iluminação, como sombras suaves, reflexos brilhantes e iluminação indireta. Esta dissertação trata do problema de renderização fotorrealista de cenas envolvendo tanto superfícies como volumes. Ela tem como contribuição a apresentação e explicação dos principais métodos que podem ser utilizados no desenvolvimento do algoritmo de traçado de caminhos, além de ter como produto final a implementação desse algoritmo resultando em um framework que renderiza cenas híbridas que podem envolver superfícies e volumes.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF