Título: | DESIGN DE PERSONAGENS: UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO E NA PRODUÇÃO EM UM PROCESSO COLABORATIVO | ||||||||||||
Autor: |
ISMAEL DE BRITO A L DO NASCIMENTO |
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Colaborador(es): |
LUIZA NOVAES - Orientador |
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Catalogação: | 23/FEV/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61869&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61869&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61869 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa investiga formas de ensino-aprendizagem de design de
personagens que exploram recursos tecnológicos em um processo colaborativo.
O estudo estabelece uma relação entre técnicas tradicionais de desenho e de
criação de personagens e técnicas 3D que utilizam recursos tecnológicos em um
processo de design colaborativo. Inicialmente, foi realizada uma revisão
bibliográfica a respeito de conceitos e técnicas tradicionais de desenho e de
criação de personagens. Os resultados da revisão mostraram que um dos
processos criativos mais tradicionais de design de personagens ocorre por meio
de representações de formas geométricas como uma referência para transmitir
as características físicas e de personalidade pretendidas para os personagens.
Conceitos de design colaborativo e formatos de ensino-aprendizagem on-line
também foram explorados. Dando prosseguimento à investigação, três situações
de métodos de ensino-aprendizagem on-line de design de personagens foram
observadas, com o objetivo de identificar pontos positivos e dificuldades
relacionados ao tema. Por fim, foram realizados experimentos, a partir de uma
abordagem de pesquisa através do design – Research through Design (RtD), a
fim de contribuir com novos conhecimentos para a prática de projeto, e com
considerações finais para a elaboração de um método de ensino-aprendizagem
e produção de design de personagens, por meio de um processo colaborativo
utilizando recursos tecnológicos. Na realização dos experimentos associamos
técnicas de escultura 3D digital a técnicas tradicionais de criação de
personagens, buscando alternativas e soluções para a produção e o ensino de
design de personagens. No processo foram explorados recursos tecnológicos
como escaneamento 3D, retopologia, modelagem 3D e escultura digital,
animação, impressão 3D e realidade virtual.
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