Título: | O PAPEL DAS INTERFACES DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DA CONFIANÇA EM PLATAFORMAS PEER-TO-PEER | ||||||||||||
Autor: |
VITOR AMORIM |
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Colaborador(es): |
MARIA MANUELA RUPP QUARESMA - Orientador |
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Catalogação: | 23/FEV/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61867&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61867&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61867 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Com o avanço tecnológico diversas empresas adotaram um modelo de negócio
focado na descentralização da oferta. As empresas criam ambientes que aproximam e
conectam pessoas com interesses em comum (oferta e a demanda). Neste contexto, a
empresa passa a ser a viabilizadora de redes autossuficientes, permitindo que os seus
usuários comprem e contratem produtos e serviços diretamente uns dos outros. Os
participantes destas redes estão constantemente se relacionando com estranhos através de
interfaces digitais e, neste cenário, é fundamental que as plataformas consigam auxiliar
na construção da confiança entre os envolvidos. Diversos mecanismos são utilizados
pelas plataformas para intermediar as conexões e oferecem aos compradores maneiras
viáveis de avaliar os riscos e as condições existentes para se decidir avançar com uma
negociação. Este trabalho investigou a eficiência dos mecanismos utilizados pelas
plataformas e como os compradores se comportam durante o processo de construção de
confiança. Para isso, este trabalho pesquisou a bibliografia existente sobre o tema e
aplicou uma série de técnicas de pesquisa para avaliação e discussão com usuários sobre
estes mecanismos, avaliando seus efeitos e sua efetividade em estimular a confiança.
Pode-se concluir que as interfaces são meios eficientes para auxiliar o comprador na
análise de confiabilidade do vendedor e na avaliação de risco de uma compra, mas não
são totalmente suficientes para estimular a concretização de uma negociação se não
existirem garantias externas do provedor de que a negociação será bem sucedida. Com
isso, o campo do design ganha um conjunto teórico sobre os resultados e efeitos da
aplicação destes mecanismos, auxiliando na tomada de decisão sobre quais podem ser
utilizados para surtir o efeito desejado nos usuários.
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