Título: | O CAMINHO QUÁDRUPLO: ENSINO DE DESIGN VOLTADO À INTEIREZA DO SER | ||||||||||||
Autor: |
DANIELE MARCAL SPADA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 19/DEZ/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61576&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61576&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61576 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente estudo surgiu, orientado pela necessidade de sistematizar uma
experiência diferenciada, no Ensino de Design, com práticas pedagógicas
disruptivas, voltadas para o desenvolvimento humano, mediadas por dinâmicas
vivenciais e apoiadas pelas redes sociais. Diante da expertise adquirida na prática
profissional da autora e do cenário educacional atual, com todas as benesses e
agruras tecnológicas e digitais, essa pesquisa propõe uma aproximação do Ensino
de Design à educação voltada ao desenvolvimento harmônico do Ser, em todas as
suas dimensões. Para isso, percorre o Caminho Quádruplo, que se baseia nas raízes
míticas mais profundas da humanidade. Seus aspectos, mental, corporal, social,
cultural, bem como as funções da consciência, pensamento, sensação, sentimento e
intuição, são estimuladas por meio do ensino híbrido, da interação e da colaboração,
apoiadas pelas redes sociais, utilizadas como plataformas de aprendizagem. É nesta
bidirecionalidade, entre dois mundos: o de saberes ancestrais e um mundo
tecnológico que este trabalho aponta novas práticas pedagógicas que contribuem
para uma formação interdisciplinar e transcultural do estudante de Design. Para que
essa aproximação fosse possível, a pesquisa se delineou em algumas etapas. A
primeira esclarece alguns conceitos fundamentais em que este trabalho se inscreve,
a segunda mostra o caminho pessoal da autora, que deu origem a esse trabalho, na
terceira etapa se inicia a jornada pelo Caminho Quádruplo dividida em: O caminho
do Guerreiro (Dimensão Social - Pensamento), O caminho do Curador (Dimensão
Corporal – Sensação), O caminho do Visionário (Dimensão Cultural – Intuição) e
o caminho do Mestre (Dimensão Mental – Sentimento). Por fim a quarta etapa
aponta para a despedida deste caminhar de forma integrada.
|
|||||||||||||
|