Título: | DESTERRO: TERRA, LOGÍSTICA E POLÍTICAS DE INFRAESTRUTURA INTERNACIONAL | ||||||||||||
Autor: |
THIAGO ALVES BRAZ |
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Colaborador(es): |
JOAO FRANKLIN ABELARDO PONTES NOGUEIRA - Orientador |
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Catalogação: | 13/DEZ/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61522&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61522&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61522 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A presente pesquisa doutoral se propõe a desenvolver um quadro
interpretativo para grandes projetos de infraestrutura logística internacional que não
se subscreva aos roteiros analíticos conhecidos e extensamente explorados, sob
rubrica do desenvolvimento, da modernização e tampouco se circunscreva aos
limites conceituais e analíticos de abordagens derivadas de paradigmas da inclusãoexclusão ou, ainda, da expulsão que, a seu turno, seguem informando métodos e
óticas dos estudos sociológicos e políticos voltados às políticas internacionais de
infraestrutura portuária industrial. Em obras recentes voltadas ao estudo crítico dos
processos do fenômeno designado como globalização a alguns fóruns de economia
política internacional no Brasil, há uma ampla percepção de inadequação dos
repertórios e léxicos críticos há muito estabelecidos para responder ao quadro
político. Nesse cenário, esta tese se articula sobre as linhas do que designamos como
uma (leitura) política subterrânea, que, efetivamente visa à elaboração da equação
política que subjaz a processos históricos de desumanização, deslocamento e
desapropriação dos mesmos grupos racializados, de modo a minar suas
infraestruturas culturais, sociais, política. Em vias subterrâneas, o trabalho objetiva
refazer os termos segundo os quais fazemos sentidos de dinâmicas que se
concretizam, no terreno, como guerras comerciais e territoriais, conforme
empreendidas no quadro desses projetos. Conceitos centrais a esses dinâmicas,
como terra, infraestrutura e logística são, assim, retrabalhados à luz da produção
dos estudos africano-diaspóricos, especialmente os de linhagem fanoniana,
conforme mapeamento conceitual realizado na tese. A perspectiva de base que
anima todo o esforço analítico é a de que a tão almejada renovação do repertório
analítico, repetidamente expressa em estudos internacionais e fóruns locais
recentes, seja em política internacional, sociologia política, seja em geografia
humana e em economia política internacional, especialmente aqueles que focalizem
os projetos de infraestrutura logística desta monta, depende de um engajamento
efetivo com as redes dos estudos africano-diaspóricos, bem como com leituras (pós-
)coloniais históricas, constituídas em modo dialógico no eixo transatlântico. Nesse
espírito, a pesquisa desenvolve uma analítica da qual se propõe o conceito de
desterro. É, precisamente, a partir desse conceito que o trabalho se volta ao exame
da literatura crítica sobre logística e projetos de infraestrutura, com o objetivo de
desvelar as relações entre as dinâmicas passadas e presentes do desterro em relação
com as práticas logísticas contemporâneas. Em seguida, o estudo dirige esse
enfoque e léxico crítico, historicamente informado, ao caso do Complexo Logístico
Industrial de Porto do Açu, com especial atenção para constituição do Distrito
Industrial do Porto do Açu, momento da pesquisa em que o conceito é posto em
operação. O trabalho pretende contribuir para os estudos em política internacional
por meio da aposta no potencial dos estudos africano-diaspórica em interpretar e
abrir caminhos de disputa política sobre essas complexas dinâmicas políticoeconômicas transnacionais contemporâneas.
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