Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: SUPER RESOLUÇÃO DE IMAGENS SÍSMICAS
Autor: PEDRO FERREIRA ALVES PINTO
Colaborador(es): SERGIO COLCHER - Orientador
Catalogação: 06/DEZ/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61491&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61491&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61491
Resumo:
A super resolução (SR) é um tema de suma importância em domínios de conhecimentos variados, como por exemplo a área médica, de monitoramento e de segurança. O uso de redes neurais profundas para a resolução desta tarefa é algo extremamente recente no universo da sísmica, tendo poucas referências, as quais começaram a ser divulgadas há menos de 2 anos. Todavia, a literatura apresenta uma vasta gama de métodos, que utilizam redes neurais para a super resolução de imagens naturais. Tendo isto em vista, o objetivo deste trabalho é explorar tais abordagens aplicadas em dados sísmicos sintéticos de reservatórios. Para isto, foram empregados modelos de importância cronológica na literatura e foram comparados com um método clássico de interpolação e com os modelos da literatura de super resolução de imagens sísmicas. São estes modelos: o SRCNN, o RDN, a abordagem do Deep Image Prior e o SAN. Por fim, os resultados apresentam que o PSNR obtido por arquiteturas de projetos no domínio da sísmica equivale a 38.23 e o melhor resultado das arquiteturas propostas 38.62, mostrando o avanço que tais modelos trazem ao campo da sísmica.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF