Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: EXPERIÊNCIA E FORMAS DE VER: LIMITES E PROMESSAS DO CONCEITO DE VIOLÊNCIA POR MEIO DE DESVIOS ESTÉTICOS E OBRAS DE ARTE
Autor: MARIANA CALDAS PINTO FERREIRA
Colaborador(es): MONICA HERZ - Orientador
Catalogação: 01/DEZ/2022 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61435&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61435&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61435
Resumo:
Esta tese discute o conceito de violência nas Relações Internacionais enquanto formula um referencial teórico alternativo que consiga articular crítica e a política a partir de um julgamento estético. Dessa maneira, o sujeito entende o mundo enquanto um fenômeno ao mesmo tempo constrói o espaço comum de significados e visibilidade. Por isso, esta tese destaca o lugar da experiência para problematizar as condições de possibilidade de compreender a violência como um fenômeno relevante. Então, a estética fornece a legibilidade através da qual podemos entender (e enquadrar) o conflito ao mesmo tempo em que destaca os limites e potencialidades deixados para a política. Este trabalho avança que a violência, dentro das metodologias tradicionais, é enquadrada pela dinâmica entre guerra e paz. No entanto, como categoria de compreensão do mundo social, argumentarei que o conflito é uma abstração teórica porque se baseia no que a realidade supostamente é. Nesse sentido, destacar como apreendemos os fenômenos permite ampliar narrativas alternativas e formas de ver o conflito e a violência nas RI. Com esse pressuposto, esta tese traz o pensamento de Walter Benjamin como um referencial inspirador para discutir o conceito de violência ao lançar luz sobre a experiência corporal da violência e o que dela resta. Para isso, vou me basear em obras de arte como suporte metodológico para compreender como apreendemos esteticamente os fenômenos. Este trabalho explora como a arte pode ser considerada um esforço epistemológico para compreender o conflito de forma diferente, além de uma representação da violência. Para seguir esse raciocínio, este trabalho considerará obras de artistas plásticos do Rio de Janeiro que discutem a violência contemporânea na cidade para destacar como a arte pode funcionar como dispositivo de pensamento e visibilidade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF