Título: | EXPERIÊNCIA E FORMAS DE VER: LIMITES E PROMESSAS DO CONCEITO DE VIOLÊNCIA POR MEIO DE DESVIOS ESTÉTICOS E OBRAS DE ARTE | ||||||||||||
Autor: |
MARIANA CALDAS PINTO FERREIRA |
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Colaborador(es): |
MONICA HERZ - Orientador |
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Catalogação: | 01/DEZ/2022 | Língua(s): | INGLÊS - ESTADOS UNIDOS |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61435&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61435&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61435 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta tese discute o conceito de violência nas Relações Internacionais
enquanto formula um referencial teórico alternativo que consiga articular crítica e
a política a partir de um julgamento estético. Dessa maneira, o sujeito entende o
mundo enquanto um fenômeno ao mesmo tempo constrói o espaço comum de
significados e visibilidade. Por isso, esta tese destaca o lugar da experiência para
problematizar as condições de possibilidade de compreender a violência como um
fenômeno relevante. Então, a estética fornece a legibilidade através da qual
podemos entender (e enquadrar) o conflito ao mesmo tempo em que destaca os
limites e potencialidades deixados para a política. Este trabalho avança que a
violência, dentro das metodologias tradicionais, é enquadrada pela dinâmica entre
guerra e paz. No entanto, como categoria de compreensão do mundo social,
argumentarei que o conflito é uma abstração teórica porque se baseia no que a
realidade supostamente é. Nesse sentido, destacar como apreendemos os fenômenos
permite ampliar narrativas alternativas e formas de ver o conflito e a violência nas
RI. Com esse pressuposto, esta tese traz o pensamento de Walter Benjamin como
um referencial inspirador para discutir o conceito de violência ao lançar luz sobre a
experiência corporal da violência e o que dela resta. Para isso, vou me basear em
obras de arte como suporte metodológico para compreender como apreendemos
esteticamente os fenômenos. Este trabalho explora como a arte pode ser
considerada um esforço epistemológico para compreender o conflito de forma
diferente, além de uma representação da violência. Para seguir esse raciocínio, este
trabalho considerará obras de artistas plásticos do Rio de Janeiro que discutem a
violência contemporânea na cidade para destacar como a arte pode funcionar como
dispositivo de pensamento e visibilidade.
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