Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: A DIFUSÃO DA TELEFONIA CELULAR NO BRASIL: UMA INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA
Autor: GUILHERME GOULART PACHECO
Colaborador(es): JORGE FERREIRA DA SILVA - Orientador
Catalogação: 18/MAR/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6136&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6136&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6136
Resumo:
Desde seu surgimento no Brasil, em 1990, os celulares apresentaram notável rapidez em sua expansão, superando os telefones fixos em 2003 e chegando a 54 milhões de linhas em meados de 2004. Esta dissertação analisa o processo de difusão da telefonia celular no Brasil e tem como objetivos (a) compreender como se deu este processo e (b) encontrar fatores econômicos, tecnológicos e decisões de negócio que possam tê- lo influenciado. O processo de difusão é baseado na teoria epidêmica de difusão de inovações e são revisados e discutidos os modelos de difusão de inovações mais utilizados na literatura. A análise dos dados se dá por meio de técnicas de regressão não lineares e lineares. Os resultados da pesquisa mostram que o processo de difusão dos celulares no Brasil pode ser adequadamente representado por um modelo epidêmico de difusão de inovações que indica que o crescimento está próximo de seu ponto de inflexão, onde inicia a desaceleração a caminho da maturidade. Finalmente, a pesquisa evidencia que a competição, os investimentos em marketing, as tarifas e a inovação foram os fatores que aceleraram a velocidade o processo de difusão da telefonia celular no Brasil.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF      
CAPÍTULO 1 PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
CAPÍTULO 5 PDF      
CAPÍTULO 6 PDF      
CAPÍTULO 7 PDF      
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF