Título: | LEMBRANÇAS DE SOL, SUL E ROSA: UMA EXPEDIÇÃO AO PANTANAL E SEUS ARQUIVOS | ||||||||||||
Autor: |
JOANA PASSI DE MORAES |
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Colaborador(es): |
FREDERICO OLIVEIRA COELHO - Orientador MARILIA ROTHIER CARDOSO - Coorientador |
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Catalogação: | 09/NOV/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61174&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61174&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61174 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A tese desenvolvida no âmbito do Programa de Literatura Cultura e
Contemporaneidade resulta da pesquisa, reunião e apresentação de documentos e
lembranças sobre uma expedição científica para o Pantanal que ocorreu em 1947. A
investigação indaga sobre as dimensões artísticas e científicas da viagem nos
contextos geral da expedição e particular de seus participantes, levanta questões
sobre métodos para narrar e vislumbrar paisagens e concretiza-se no formato de uma
miscelânea verbo-visual. O trabalho se desdobra em dois momentos: o primeiro é
voltado para a apresentação da expedição que partiu da então capital federal, Rio de
Janeiro, composta por um grupo de estudantes da Universidade do Brasil, liderados
pelo geógrafo Hilgard Sternberg, e por outro formado por estudantes do Instituto Rio
Branco liderados pelo diplomata e escritor João Guimarães Rosa. O segundo
momento volta-se para a metodologia de pesquisa empregada neste trabalho e para
os deslocamentos dos estudos técnico-científicos para o âmbito especulativo e
artístico, refletindo sobre o trânsito entre as diferentes esferas do conhecimento e
experimentando com linguagens verbo-visuais, a partir de fragmentos da
expedição e especulações conceituais. O trabalho se constitui na invenção de seu
próprio arquivo, transformando vestígios, lembranças e papéis inúteis em
documentos. O cerne da pesquisa é o material gerado pelos participantes da
expedição, mantido em arquivos públicos e domésticos, como: publicações,
lembranças narradas, fotografias, correspondências e cadernos, entre os quais
encontramos manuscritos inéditos de Rosa.
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