Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ESTRATÉGIAS PARA O CONTROLE DE PARÂMETROS NO ALGORITMO GENÉTICO COM CHAVES ALEATÓRIAS ENVIESADAS
Autor: LUISA ZAMBELLI ARTMANN R VILELA
Colaborador(es): LUCIANA DE SOUZA PESSOA - Orientador
CARLOS EDUARDO DE ANDRADE - Coorientador
Catalogação: 08/NOV/2022 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61145&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61145&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61145
Resumo:
O Algoritmo Genético de Chaves Aleatórias Enviesadas (BRKGA) é uma metaheurística populacional utilizada na obtenção de soluções ótimas ou quase ótimas para problemas de otimização combinatória. A parametrização do algoritmo é crucial para garantir seu bom desempenho. Os valores dos parâmetros têm uma grande influência em determinar se uma boa solução será encontrada pelo algoritmo e se o processo de busca será eficiente. Uma maneira de resolver esse problema de configuração de parâmetros é por meio da abordagem de parametrização online (ou controle de parâmetros). A parametrização online permite que o algoritmo adapte os valores dos parâmetros de acordo com os diferentes estágios do processo de busca e acumule informações sobre o espaço de soluções nesse processo para usar as informações obtidas em estágios posteriores. Ele também libera o usuário da tarefa de definir as configurações dos parâmetros, resolvendo implicitamente o problema de configuração. Neste trabalho, avaliamos duas estratégias para implementar o controle de parâmetros no BRKGA. Nossa primeira abordagem foi adotar valores de parâmetros aleatórios para cada geração do BRKGA. A segunda abordagem foi incorporar os princípios adotados pelo irace, um método de parametrização do estado da arte, ao BRKGA. Ambas as estratégias foram avaliadas em três problemas clássicos de otimização (Problema de Permutação Flowshop, Problema de Cobertura de Conjuntos e Problema do Caixeiro Viajante) e levaram a resultados competitivos quando comparados ao algoritmo tunado.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF