Título: | A PALAVRA-PAISAGEM E OS TENSIONAMENTOS DA BIBLIOTECA COLONIAL: UM ESTUDO SOBRE AS COSMOGONIAS DA ESCRITA DE RUY DUARTE DE CARVALHO | ||||||||||||
Autor: |
JULIANA CAMPOS ALVERNAZ |
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Colaborador(es): |
ALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHO - Orientador |
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Catalogação: | 07/NOV/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61129&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61129&idi=2 [es] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61129&idi=4 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61129 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A tese A palavra-paisagem e os tensionamentos da biblioteca colonial: um
estudo sobre as cosmogonias da escrita de Ruy Duarte de Carvalho tem como
objetivo uma investigação da produção literária do escritor e intelectual angolano
Ruy Duarte de Carvalho, tendo em vista as diferentes nuances da paisagem
corporificada e os impasses do atravessamento da biblioteca ocidental para travar
enfrentamentos a emanações de um sistema civilizatório global. Essas nuances são
matrizes de análise, respectivamente, para os dois últimos volumes da trilogia Os
filhos de Próspero: As paisagens Propícias (2005) e A terceira metade (2009). As
escritas de meia-ficção duarteanas são construídas às vistas do leitor, isto é, o
autor-narrador encena o processo de escrita, a partir de procedimentos literários e
narrativos que teorizam e referenciam sua própria obra. Enquanto as histórias de
si, entrelaçadas e confundíveis com a do outro (personagem principal), jogam com
paisagens em constante movimento, devido à viagem, com o eu-narrador e com
o outro, tanto o outro considerado apenas o diferente de si (como os
personagens fronteiriços protagonistas da trilogia Os filhos de Próspero) quanto o
outro distinguido pelo autor em textos teóricos, isto é, as sociedades tradicionais
que não tiveram seus costumes e cosmovisão totalmente modificados pelo
colonialismo. A partir disso surgiram questionamentos em relação ao que e como
o triângulo relacional eu-outro-espaço influi e contribui para outros significados
nas obras de Ruy Duarte de Carvalho. Será que as paisagens podem indicar a
cosmovisão desse Outro? Como pensar o pós-colonial a partir de uma
experiência europeia na ficção? Depois da trajetória de errâncias metodológicas
da pesquisa e da leitura cerrada dos dois romances e demais obras do autor,
depreendeu-se que, de um lado, a palavra-paisagem distingue-se, em certo grau,
das teorias da geografia e filosofia em torno da paisagem, visto que se pode
apreender paisagens epistêmicas decorrentes de mundivisões pastoris interferidas
pelas epistemes ocidentais. De outro lado e de maneira similar, parece haver uma
disputa de sentidos da ciência por meio de uma polifonia epistemológica, na qual
comparece um embotamento dos limites da ciência ocidental e da biblioteca
colonial, que se mistura às teorias de cosmogonias pastoris encenadas pelos
personagens principais, Severo e Trindade. A questão do poder e dos ângulos nos
quais o olhar repousa atravessa as duas abordagens, tanto a epistemologia da
paisagem quanto a dos saberes, resultando em romances de tramas complexas que
desfazem dicotomias por meio de cosmovisões heterogêneas, em um jogo literário
e poético de alteridade que se volta para a interlocução em vez de representação.
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