Título: | AS AVENTURAS DE TINTIN NO CONGO BELGA: UMA DISCUSSÃO SOBRE COLONIALISMO, RACISMO E REPRESENTAÇÃO | ||||||||||||
Autor: |
CAIO FRANCO MERHIGE SAAD |
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Colaborador(es): |
MAIRA SIMAN GOMES - Orientador |
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Catalogação: | 07/NOV/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61121&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61121&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61121 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Parte dos álbuns da série franco-belga As Aventuras de Tintin, a obra Tintin
no Congo (ou Tintin na África) foi editada semanalmente entre maio de
1930 e junho de 1931, com diversas publicações posteriores. Sucesso
comercial durante as décadas seguintes, passou a ser criticada por
demonstrações de atitudes racistas contra negros congoleses, revelando o
profundo teor colonial da época entranhado nas páginas escritas e desenhadas
por Georges Prosper Remi, o Hergé. Como consequência, passou a sofrer com
mais força a partir da década de 1990 tentativas de restrição de disponibilidade
para crianças em países como Bélgica, Reino Unido e Estados Unidos. Com
base na literatura especializada e em face de movimentos recentes como
Black Lives Matter, que levantaram análises sobre monumentos e obras
consideradas racistas, este estudo tem o objetivo de analisar e mostrar, sob viés
da comunicação e da memória coletiva através de um produto cultural, as
representações racistas e coloniais que marcam a obra. O estudo utiliza a
revisão dos próprios quadrinhos, além de bibliografia especializada e
reportagens de veículos da mídia, para tentar destacar como um produto
cultural, inserido dentro da realidade da Bélgica dos anos 1930, é encarado por
jovens leitores hoje. Com base na literatura especializada e em face de
movimentos recentes como Black Lives Matter, que levantaram análises
sobre monumentos e obras consideradas racistas, este estudo tem o objetivo de
analisar e mostrar, sob viés da comunicação e da memória coletiva através de
um produto cultural, as representações racistas e coloniais que marcam a obra.
O estudo utiliza a revisão dos próprios quadrinhos, além de bibliografia
especializada e reportagens de veículos da mídia, para tentar destacar como
um produto cultural, inserido dentro da realidade da Bélgica dos anos 1930,
encarado por jovens leitores hoje.
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