Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: POR DENTRO DO COMPLEXO BREXIT: SENTINDO RAÇA E CLASSE NAS IMAGENS DOMINANTES DA CAMPANHA DO VOTO LEAVE
Autor: RAPHAEL SANTOS DA SILVA
Colaborador(es): PAULA ORRICO SANDRIN - Orientador
Catalogação: 03/NOV/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61065&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61065&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61065
Resumo:
Esta dissertação busca compreender a mobilização, por parte de discursos a favor do Brexit, de imagens da cultura britânica, já carregadas de afetos, e as relações entre essas imagens, levando em consideração a categoria de raça. Tendo como aporte teórico os estudos sobre afetos e emoções nas Relações Internacionais e a recepção da psicanálise lacaniana nos estudos de política mundial, reflito sobre em que medida uma melancolia pós-colonial e um sentimento anti-imigração, ancorados no apego a determinadas versões da nação, atravessadas pela branquitude contribuíram para a decisão de parte da população de retirar o Reino Unido da União Europeia. Por meio da análise do discurso afetiva, examina-se a dimensão afetiva e simbólica dos discursos da Campanha do Leave no período de 2015 e 2016, ano do referendo. Reúnem-se, nessa análise, discursos de políticos apoiadores do Brexit e figuras e fotografias a fim de compreender mais atentamente o apelo emocional desses discursos e como essas emoções se associam a símbolos presentes no imaginário coletivo, por exemplo, a nação e o National Health Service (NHS). Argumenta-se que a Campanha do Leave conseguiu entender e canalizar melhor uma determinada atmosfera afetiva e teve um relevante papel político para direcionar emocionalmente segmentos da população que eram contrários à imigração. Espera-se a partir desta pesquisa contribuir para a área dos estudos de afetos e emoções em política mundial sobre o apelo emocional de discursos políticos e dos investimentos afetivos na nação além de apontar novas interpretações e investigações sobre o Brexit a partir de uma análise afetiva que leve em conta a persistência da categoria de raça.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF