Título: | CARACTERIZAÇÃO DAS FORÇAS E DO AMORTECIMENTO VISCOSO AGINDO SOBRE AS LINHAS DE CONTROLE DE COMPLETAÇÃO INTELIGENTE | ||||||||||||
Autor: |
THIAGO HANDERSON TORRES EDUARDO |
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Colaborador(es): |
ANGELA OURIVIO NIECKELE - Orientador ARTHUR MARTINS BARBOSA BRAGA - Coorientador |
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Catalogação: | 28/OUT/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61000&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61000&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61000 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Diante dos cenários de produção cada vez mais desafiadores, a indústria
de petróleo tem sido forçada a expandir os limites operacionais para vazões,
temperaturas e pressões mais elevadas. Como consequência, cenários mais
rigorosos são encontrados, levando à redução da vida útil dos equipamentos
atuais, como por exemplo, a falha prematura por fadiga de linhas de controle
de poços com completação inteligente. Estas linhas encontram-se expostas
ao escoamento turbulento na região anular da coluna de produção, causando
vibrações e tensões suficientemente altas, podendo levar a uma falha prematura
das linhas por fadiga. Para prevenir estes problemas e desenvolver projetos
mais eficientes, é necessário investigar os fenômenos associados a interação da
vibração da linha com os desprendimentos de vórtices do escoamento. Estes
foram modelados utilizando-se a metodologia DDES (Delayed Detached Eddy
Simulation), o que requer alto custo computacional, devido à necessidade de
utilização de pequenos passos de tempo e de espaçamento de malha. Buscando
reduzir o custo computacional para a modelagem do problema, propõe-se,
neste trabalho, tratar de forma desacoplada a análise estrutural e de fluidodinâmica.
As forças atuantes nas linhas de controle no espaço anular do
poço de completação são obtidas desprezando-se a flexibilidade das linhas.
Paralelamente, o fator de amortecimento crítico, necessário para a análise
estrutural da vibração da linha, é obtido através de uma simulação Fluido-
Estrutura de um escoamento cruzado a um cilindro elástico. Os resultados
obtidos mostram que a presente metodologia é promissora, pois permite uma
representação dos fenômenos envolvidos melhor do que a encontrada nos
procedimentos atualmente disponíveis na literatura.
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