Título: | DINÂMICA DE APRENDIZAGEM E TRAJETÓRIAS DE SUSTENTABILIDADE EM CADEIAS DE SUPRIMENTO | ||||||||||||
Autor: |
ALLAN MARTINS CORMACK |
||||||||||||
Colaborador(es): |
ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - Orientador BRUNO DOS SANTOS SILVESTRE - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 18/OUT/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60862&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60862&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60862 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
As cadeias de suprimento (CS) estão sendo cada vez mais pressionadas
a implementar iniciativas para tornar o seu desempenho mais sustentável. Como
exemplo, pode-se citar os desafios impostos pela transição energética para o
setor de óleo e gás e suas CS. Orientar a CS em direção a sustentabilidade
requer um esforço coordenado, integrado e colaborativo entre os múltiplos
parceiros. Um fator crucial para evoluir a trajetória de sustentabilidade das CS é
a aprendizagem que ocorre durante a implementação das iniciativas de
sustentabilidade colaborativas. Entretanto, não há evidências suficientes na
literatura sobre como e em que níveis o processo de aprendizagem ocorre,
assim como, sobre suas características e forma de interação entre os parceiros.
O objetivo da tese é aprofundar o entendimento sobre as características da
dinâmica de aprendizagem e sua influência na trajetória de sustentabilidade nas
CS. A tese utiliza os métodos de revisão sistemática da literatura e estudo de
caso múltiplo. Como resultados principais, apresenta uma tipologia e framework
teórico integrado sobre aprendizagem de sustentabilidade em CS e propõe uma
abordagem baseada em processo para investigação empírica do fenômeno. A
pesquisa foi conduzida em três grandes multinacionais internacionais e em suas
CS atuantes no Brasil. Os resultados mostram que a trajetória de
sustentabilidade da CS é cumulativa, recorrente e não-linear, resultante de
sucessivas oportunidades de aprendizado emergentes das iniciativas de
sustentabilidade colaborativas na CS. Valendo-se do raciocínio abdutivo, a tese
fornece um primeiro passo na elaboração de teoria de sobre aprendizagem de
sustentabilidade da CS e cunha o conceito de plasticidade da CS.
|
|||||||||||||
|