Título: | A MÍDIA NO ESPORTE DE BASE: O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA NATAÇÃO COMPETITIVA DO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||
Autor: |
JULIANA MULLER |
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Colaborador(es): |
CLAUDIA DA SILVA PEREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 17/OUT/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60845&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60845&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60845 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta tese se propõe a refletir sobre o papel das mídias no acesso e no
incentivo à prática de esportes competitivos por parte de jovens atletas no Brasil.
Argumenta-se que, em períodos próximos à realização de cada edição dos Jogos
Olímpicos, os meios de comunicação costumam exaltar a necessidade de obtenção
de mais apoio ao esporte, desde os anos iniciais da prática, porém, não sustentam
esta posição com ações efetivas durante os anos que os sucedem. A mídia (ou a
visibilidade midiática) é observada no contexto da construção, da implementação e
da manutenção de projetos políticos, culturais e sociais que, por sua vez, afetam
projetos de indivíduos ou grupos específicos; ao fazer parte de ações coletivas junto
a outros atores sociais, chama atenção o papel da visibilidade midiática na obtenção
de resultados positivos em termos de reconhecimento institucional, financiamentos,
incentivos e oportunidades em geral provenientes do poder público, da iniciativa
privada e da sociedade como um todo. Representação midiática e representatividade
social, portanto, são aqui considerados temas bastante interligados. O problema da
pesquisa foi identificado a partir de um trabalho de campo preliminar,
acompanhando o dia a dia de treinos e competições da natação de base do Rio de
Janeiro, e, também, de uma análise realizada em mídias diversas, entre veículos de
comunicação de massa, websites e redes sociais de instituições gestoras deste
esporte, além de materiais de comunicação inerentes aos clubes esportivos locais –
todos, explicitados ao longo do estudo, onde também se procura enfatizar: (a) sua
fundamentação teórica em trabalhos sobre a construção social e midiática do
conceito contemporâneo de juventude (Groppo, 2000; Pais, 2003; Rocha e Pereira,
2009), e no que é referenciado como a política cultural do esporte (Carrington,
2009), (b) sua possível contribuição no sentido de ampliar o campo das pesquisas
brasileiras dedicadas às relações entre a comunicação e os esportes (Helal e
Mostaro, 2020), e (c) seu potencial para colaborar, pelo viés dos estudos de mídia,
com a construção de políticas públicas e privadas que incentivem e ampliem a
prática de esportes competitivos - e da natação, em especial – por jovens atletas, no
Rio de Janeiro e no Brasil. A metodologia utilizada se inspira nas propostas de
(auto)etnografia analisadas por Carrington (2008) e Pereira (2019), e na construção
de questões de pesquisa a partir da noção de artesanato intelectual descrita por
Mills (1975). A ideia de realizar uma pesquisa complementar nos Estados Unidos
surgiu a partir do trabalho de campo preliminar no Brasil, quando este país foi
unanimemente citado, em entrevistas e conversas informais com integrantes do
meio da natação competitiva, como referência na formação de atletas de base. Os
achados deste estudo apontam para a contribuição da mídia em três esferas
principais: 1) facilitar o acesso de jovens à prática esportiva; 2) estimular a
continuidade do atleta no esporte competitivo; e 3) divulgar e incrementar o
ambiente de suas competições.
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