Título: | MONUMENTO, SIMBOLIZAÇÃO E O LUGAR DA MONUMENTALIDADE NA ARQUITETURA MODERNA | ||||||||||||
Autor: |
ANTONIO RENATO GUARINO LOPES |
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Colaborador(es): |
JOAO MASAO KAMITA - Orientador |
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Catalogação: | 27/SET/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60656&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60656&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60656 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A programada negação da história pelo Movimento Moderno tornou problemática a concepção do monumento, um tema fundamental à arquitetura em qualquer época de seu desenvolvimento. Somada a esta rejeição, o pensamento racionalista e a crença na máquina e na técnica como solucionadoras de problemas sociais levaram à minimização da importância da subjetividade e da simbolização como
fatores essenciais à criação arquitetônica, especialmente para temas em que se exigia a monumentalidade.
São analisados contributos teóricos por parte de agentes culturais na modernidade, em especial os debates ocorridos entre as décadas de 1930 e 1950. Observase, entretanto, que, antes mesmo desses debates, a produção de arquitetos apontava
direções para a concepção de monumentos que incorporassem o espírito de seu
tempo.
Defende-se que as noções de monumento e monumentalidade tiveram, neste
processo, que passar por uma reconsideração, adotando valores anteriormente desconhecidos ou pouco considerados, mas caros à modernidade. Desse modo novas
noções de monumento e monumentalidade se consolidaram com o próprio desenvolvimento da modernidade, para se chegar hoje a entendimentos que incorporaram
conhecimentos e desenvolvimentos realizados em outras áreas ao longo do século
XX.
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