Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: JORNALISMO DE QUALIDADE NA TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: NARRATIVAS DO LIVRO-REPORTAGEM
Autor: BEATRIZ OSTWALD LUZ VILARDO
Colaborador(es): PATRICIA MAURICIO CARVALHO - Orientador
Catalogação: 27/SET/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60653&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60653&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60653
Resumo:
Livros e jornais são importantes objetos de conhecimento, que moldam nossa maneira de enxergar o mundo. Graças ao avanço das tecnologias digitais e ao aumento da concorrência pelo bolo publicitário, identifica-se, atualmente, uma crise da imprensa – chamando atenção para a disrupção do modelo de negócios do jornalismo, no contexto do que César Bolaño denomina Terceira Revolução Industrial. Enxugamento das redações, acúmulo de funções e pressão por publicações imediatas nas plataformas e redes sociais são realidade recorrente. Como se produzirá um jornalismo de boa qualidade em meio a tal conjuntura de dificuldades financeiras das redações tradicionais e de tempo escasso para o aprofundamento da escrita? Diferentes possibilidades foram e estão sendo pensadas. Aqui, propomos analisar uma dessas tentativas que, apesar de não ter sido originada neste contexto, encontra espaço no presente cenário: o livro-reportagem. Neste trabalho procuramos entender se o livro-reportagem seria uma saída para a manutenção de um jornalismo de qualidade ou se apenas mais uma possibilidade de jornalismo. Adotamos dois principais procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica e entrevistas em profundidade, realizadas com quatro jornalistas-autores e uma autora de livro de repórter. As principais referências bibliográficas utilizadas foram Pereira Lima, pioneiro nos estudos sobre livro-reportagem no Brasil; Zarate Maciel, cuja principal subárea de pesquisa é o livro-reportagem; e Catalão Jr. Esta dissertação constata a falta de tempo, no cotidiano das redações, para a produção de reportagens aprofundadas e contextualizadas, que encontram espaço no livro-reportagem. Este formato, entretanto, apresenta obstáculos próprios, dos quais destacamos o exíguo retorno financeiro com o produto editorial.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF