Título: | ESTUDOS SOBRE A ESTRUTURA, O OBJETO A E A LETRA NO ENSINO DE J. LACAN | ||||||||||||
Autor: |
FRANCISCO RAFAEL BARBOSA CASELLI |
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Colaborador(es): |
MARCUS ANDRE VIEIRA - Orientador |
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Catalogação: | 26/SET/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60638&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60638&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60638 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta tese tem como objeto investigar a relação indissociável que há entre a
estrutura e o que Lacan inventou ao longo de seus seminários e designou como
objeto a. Este percurso é feito a partir de uma investigação sistemática dos
Seminários de Lacan, os quais são privilegiados nesta pesquisa. Nossa suposição, a
hipótese de leitura que este trabalho pretende demonstrar consiste em apontar que
o tema do objeto está mais presente nos Seminários do que nos Escritos (1966) de
Lacan, por isso a escolha metodológica. Inicialmente procuramos demarcar uma
espécie de genealogia do objeto ao longo dos Seminários de Lacan até a chegada
de sua nomeação como objeto a no Seminário 6, O Desejo e sua interpretação
(1958-1959). A partir dessa genealogia conceitual, lógico-temporal, nos
endereçamos em seguida aos Seminários 10 (1962-1963) e Seminário 11 (1964). A
hipótese de leitura que buscamos demonstrar, neste ponto, consiste em localizar
uma formalização sobre o tema do objeto a no ensino de Lacan. Neste ponto
caracterizamos sua definição destacando que não há objeto a para Lacan se não
houver ordem simbólica. Em seguida, propomos um exercício de leitura e aplicação
do conceito: inicialmente a partir da leitura do romance A Paixão segundo G.H
(1964) de Clarice Lispector. Neste capítulo, aproximamos a relação entre os objetos
do texto de Clarice com a função do objeto a no ensino de Lacan. Por fim, nos
reportamos a um outro nome possível para o real no ensino de Lacan: a dimensão
da letra em seu ensino. Este conceito será discutido a partir de uma segunda
interlocução com o campo da literatura, em especial, com o conto O relatório da
coisa (1974) de Clarice Lispector.
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