Título: | FILMES PARA MUDAR O MUNDO: PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS DE IMPACTO SOCIAL | ||||||||||||
Autor: |
JOANA GUEDES NIN FERREIRA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
ANDREA FRANCA MARTINS - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 26/SET/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60636&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60636&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60636 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Na dissertação Filmes para mudar o mundo - produção e distribuição de
documentários de impacto social, investigamos uma nova metodologia de
realização de obras do gênero a partir da associação da narrativa documental com
um projeto de comunicação estratégica. O documentário de impacto social é
construído para ser o centro de um projeto maior, com vistas a propor
transformações objetivas na sociedade, ou mesmo ações no intuito de contribuir
com mudanças de mentalidade a respeito de problemas específicos. Ativistas,
organizações da sociedade civil e simpatizantes engajados atuam em parceria com
a equipe do filme, basicamente por meio de práticas crossmídia e advocacy,
ampliando seu alcance de público e potencial persuasivo. Da mesma forma, podem
dispor do documentário para fomentar debates em seus grupos de origem, num jogo
de ganha-ganha. Em termos metodológicos, partimos dos primórdios do
documentário social britânico, com seu projeto de educação cívica através do
cinema, até a abordagem de iniciativas contemporâneas, dialogando com autores
como Brian Winston, Thomas Austin e Jane Chapman, com pesquisas que ajudam
a entender as principais questões em torno das condições de existência e do
desenvolvimento das formas de produção do cinema documentário. Tratamos
também dos problemas da distribuição e da audiência em seu sentido mais amplo,
considerando os contextos históricos ditados por questões tecnológicas, de mercado
e de comportamentos do público. Veremos ainda como é organizada a campanha
de impacto de documentários a partir de dois estudos de caso brasileiros: Menino
23 – infâncias perdidas no Brasil (BRASIL, 2016), e Paratodos (BRASIL, 2016).
|
|||||||||||||
|