Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: DESACELERAÇÃO DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO SOCIOSSEMIÓTICO DO CONSUMO SOB O RÓTULO SLOW
Autor: NATALIA CONTESINI DOS SANTOS
Colaborador(es): LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - Orientador
Catalogação: 01/SET/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60431&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60431&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60431
Resumo:
A experiência fundamental da sociedade moderna é a de uma intensa aceleração do fluxo de experiência de cada indivíduo (ROSA, 2019a). Os reflexos deste fenômeno são observados em larga escala, coexistindo com um discurso cultural que relaciona a velocidade a limitações sociais, ambientais e individuais. Frente a isso, nota-se o surgimento de movimentos contestatórios à lógica temporal moderna, utilizados como válvulas de escape em relação à aceleração (BAUER et al, 2015; HUSEMANN e ECKHARDT, 2019; LEVINE, 2015; ROSA, 2019a), dentre os quais o Slow Movement (HONORE, 2019; PARKINS, 2004). Neste contexto, este estudo propõe compreender o processo de desaceleração do consumidor no ambiente estrutural contemporâneo, por meio do consumo sob o rótulo Slow. Como a noção de temporalidade está relacionada ao desdobramento de significados que emergem das práticas de vida, utiliza-se a Sociossemiótica (LANDOWSKI, 2014a) como aporte teórico-metodológico para entender a criação de sentido e os significados da desaceleração em torno do consumo Slow. Com base em entrevistas em profundidade com consumidores do Movimento Slow, foi possível concluir que este tipo de consumo pode equivaler a uma experiência extraordinária de lentificação, revelando-se como oásis de desaceleração (ROSA, 2019a) em meio ao contexto contemporâneo acelerado. Este extraordinário possui a estesia como elemento central, emergindo a partir da busca dos consumidores por sentido no que e em como consomem, da combinação de elementos estruturais e antiestruturais e do emprego de estratégias de desaceleração específicas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF