Título: | AVALIAÇÃO CRÍTICA DO POTENCIAL TÉCNICO-ECONÔMICO DA AUTOGERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
BRUNO DE QUEIROZ LIMA |
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Colaborador(es): |
ALCIR DE FARO ORLANDO - Orientador |
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Catalogação: | 10/MAR/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6042&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6042&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6042 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O objetivo desse trabalho é avaliar o potencial técnico-
econômico nacional
da autogeração de energia elétrica. O levantamento desse
potencial é realizado a
partir do desenvolvimento de uma metodologia determinística
para os clientes de
alta tensão da concessionária LIGHT no estado do Rio de
Janeiro, extrapolando-a
para a estimativa do potencial brasileiro, através dos
dados de consumo nacional.
A geração distribuída é analisada a partir do atual estado
da arte da tecnologia
disponível para motores alternativos de combustão interna,
ciclos Diesel e Otto.
Os motores alternativos possuem tecnologia amplamente
difundida, alta escala de
produção, alta eficiência e baixo custo de investimento de
aquisição,
principalmente quando comparado a outras tecnologias de
geração elétrica de
pequeno e médio porte. Dessa forma, optou-se pela
tecnologia dos motores
alternativos como o mais adequado para a autogeração. Os
motores alternativos
têm grande potencial para servir de base para expansão da
geração distribuída
nacional. São considerados como alternativas de fontes
energéticas para a
autogeração, o óleo diesel e o gás natural. Para a operação
dos motores ciclo
Diesel foi considerada, além da hipótese de funcionamento
pelo modo tradicional
a óleo diesel, sua operação com um kit de conversão para
combustível dual.
Este permite uma substituição do óleo diesel pelo gás
natural em torno de 80 por cento. Já
para os motores alternativos ciclo Otto foi apenas
considerada a utilização do
energético gás natural. A viabilidade econômica do
investimento em centrais de
geração distribuída, é obtida quando traçado um paralelo
entre o atual custo da
energia elétrica que é fornecida pela concessionária e o
custo da aquisição e
operação do sistema de autogeração. O cálculo de
viabilidade será dado por uma
ótica estritamente econômica. Considerando-se que a
atratividade do
empreendimento seja dada por uma taxa interna de retorno do
investimento mínima de 15 por cento a.a para um horizonte de 15
anos, é estimado que a geração
distribuída possa representar 2,6 por cento da energia elétrica
gerada nacionalmente ou
cerca de 7.173 GWh/ano, concentrada principalmente para
geração de horário de
ponta. Os geradores a diesel representam 44,6 por cento desse total,
os geradores dieselgás
55,2 por cento e os geradores a gás cerca de 0,2 por cento. Isto significa um
consumo diário
de 2,2 MMm3 de gás natural e 2.800 m3 de óleo diesel. De
uma maneira geral a
autogeração não se viabiliza economicamente para geração
fora de ponta, em
virtude do baixo custo da energia elétrica neste período.
Em função da penetração
do gás natural no mercado nacional, é realizada uma análise
de sensibilidade entre
custo desse energético e o aumento do potencial de geração
distribuída nacional.
Conclui-se, que a queda do preço do gás natural pode
aumentar ainda mais o
potencial de geração distribuída baseado nos geradores
diesel-gás, além de
também viabilizar os geradores gás. Finalmente são
abordados e analisados os
impactos e benefícios trazidos pela geração distribuída ao
sistema atual de geração
e transmissão nacional.
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