Título: | DO CORPO À MODA: PRÁTICAS E MÉTODOS EM DESIGN PARA CORPOS PLURAIS | ||||||||||||
Autor: |
LUIZA FERRO COSTA MARCIER |
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Colaborador(es): |
CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA - Orientador |
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Catalogação: | 16/AGO/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60201&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60201&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60201 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Nesta dissertação investigamos as noções de corpo, desenho e moda
articuladas à produção de subjetividade no campo do design, por meio de métodos
e práticas do desenho, em especial aqueles de criação em moda. Partimos de uma
revisão bibliográfica e imagética para levantar e analisar conceitos relativos aos
temas e ampliamos as definições contidas no objeto de pesquisa. Apresentamos o
desenho como ação e como território crescente em métodos e práticas capazes de
criar relações e encontros como formas de engajamento dentro do campo do design.
Para tanto, recorremos aos trabalhos de Richard Serra, Oskar Schlemmer,
Frida Kahlo, Auguste Rodin e Henri Matisse e à leitura de Michel Foucault, David
Le Breton, Gilda Mello e Souza, Georg Simmel, entre outros autores, bem como à
revisão dos métodos e práticas desenvolvidos na disciplina Criação em Moda entre
os anos de 2007 e 2021, no Departamento de Artes e Design da PUC Rio,
concluindo que práticas que envolvem o corpo e o pensamento são fundamentais
para uma percepção expandida do design.
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