Título: | DESIGN E DIREÇÃO DE ARTE: ENSINANDO COM O TARÔ DA DIREÇÃO DE ARTE | ||||||||||||
Autor: |
ANDRE WELLER |
||||||||||||
Colaborador(es): |
LUIZA NOVAES - Orientador JOÃO DE SÁ BONELLI - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 16/AGO/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60193&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60193&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60193 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa parte do entendimento da Direção de Arte como uma área
multidisciplinar de conhecimento capaz de planejar, projetar e construir
visualidades tanto para obras narrativas como para ambientações. Tem como
objetivo contribuir para o ensino da Direção de Arte de forma ampliada, como um
processo de Design. Nessa perspectiva projetual, verifica-se uma série de
interseções entre o Design e a Direção de Arte. Uma reflexão sobre a atuação do
Designer e do Diretor de Arte como agentes de transformação do espaço e usuários
de processos sistemáticos é elaborada na pesquisa. O foco do estudo concentra-se
no processo de aprendizagem de estudantes de Direção de Arte. Tem como objeto
de estudo uma prática de ensino de Direção de Arte própria e inédita desenvolvida
pelo autor da pesquisa, o Tarô da Direção de Arte, na qual os alunos aprendem e
elaboram seus projetos de forma lúdica, por meio de uma dinâmica com cartas.
Nesta prática, cartas sorteadas pelos alunos fornecem a indicação de um ambiente
específico com corte espacial e temporal e o aluno é então estimulado a elaborar
um universo visual próprio para a situação, exercitando sua criatividade e seu olhar
para a Direção de Arte. A partir de estudo teórico, da análise da experiência de
aplicação dessa prática desenvolvida e de entrevistas com alunos e profissionais das
áreas envolvidas, pretende-se discutir a prática do Tarô da Direção de Arte, bem
como conhecer novas possibilidades para a sua aplicação em outros contextos.
|
|||||||||||||
|