Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: DESIGN E DIREÇÃO DE ARTE: ENSINANDO COM O TARÔ DA DIREÇÃO DE ARTE
Autor: ANDRE WELLER
Colaborador(es): LUIZA NOVAES - Orientador
JOÃO DE SÁ BONELLI - Coorientador
Catalogação: 16/AGO/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60193&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60193&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60193
Resumo:
Esta pesquisa parte do entendimento da Direção de Arte como uma área multidisciplinar de conhecimento capaz de planejar, projetar e construir visualidades tanto para obras narrativas como para ambientações. Tem como objetivo contribuir para o ensino da Direção de Arte de forma ampliada, como um processo de Design. Nessa perspectiva projetual, verifica-se uma série de interseções entre o Design e a Direção de Arte. Uma reflexão sobre a atuação do Designer e do Diretor de Arte como agentes de transformação do espaço e usuários de processos sistemáticos é elaborada na pesquisa. O foco do estudo concentra-se no processo de aprendizagem de estudantes de Direção de Arte. Tem como objeto de estudo uma prática de ensino de Direção de Arte própria e inédita desenvolvida pelo autor da pesquisa, o Tarô da Direção de Arte, na qual os alunos aprendem e elaboram seus projetos de forma lúdica, por meio de uma dinâmica com cartas. Nesta prática, cartas sorteadas pelos alunos fornecem a indicação de um ambiente específico com corte espacial e temporal e o aluno é então estimulado a elaborar um universo visual próprio para a situação, exercitando sua criatividade e seu olhar para a Direção de Arte. A partir de estudo teórico, da análise da experiência de aplicação dessa prática desenvolvida e de entrevistas com alunos e profissionais das áreas envolvidas, pretende-se discutir a prática do Tarô da Direção de Arte, bem como conhecer novas possibilidades para a sua aplicação em outros contextos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF