Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: SAPIOSSEXUALIDADE: A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA E CRIATIVIDADE NA ATRATIVIDADE E SELEÇÃO SEXUAL DE PARCEIROS
Autor: FELIPE CARVALHO NOVAES
Colaborador(es): JEAN CARLOS NATIVIDADE - Orientador
Catalogação: 02/AGO/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60011&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60011&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60011
Resumo:
Para Charles Darwin, a criatividade artística dos humanos encontra paralelos com manifestações estéticas de outros animais, como o canto e a habilidade de algumas aves para construir ninhos decorados. Por que diferentes espécies teriam desenvolvido essas capacidades psicológicas? Para Darwin, a resposta é a seleção sexual. A presente tese é composta por estudos que têm por objetivo testar predições esperadas diante da possibilidade da inteligência e da criatividade em humanos terem evoluído ao menos parcialmente por seleção sexual. O primeiro capítulo apresenta uma revisão integrando evidências numa rede nomológica para verificar se a literatura empírica em conjunto sustenta a evolução da criatividade por algum processo ligado à seleção sexual. O segundo capítulo apresenta um estudo qualitativo cujo objetivo foi verificar se inteligência e criatividade emergiriam como categorias de critérios de atratividade diante de respostas espontâneas dos participantes sobre as características de um parceiro amoroso ideal. O terceiro testa as relações da sapiossexualidade com outras variáveis psicológicas, enquanto o quarto estudo testa as relações da atração por comportamentos criativos com outras variáveis psicológicas. Finalmente, o quinto estudo trata-se de um experimento cujo objetivo foi testar se inteligência e criatividade eram atraentes em si mesmos ou por causa de suas consequências sociais benéficas. Os resultados apresentados nesta tese indicam que a inteligência e a criatividade podem ter evoluído parcialmente por seleção sexual, embora o processo específico (bons genes e etc.) possa não estar claro. Além disso, os estudos empíricos mostraram que mulheres são mais sapiossexuais e preferem mais parceiros criativos do que homens. Além disso, a atração por inteligência e criatividade parece ligada à estratégia reprodutiva de curto prazo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF