Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: INSTRUMENTOS PSICOMÉTRICOS NA PESQUISA EM ENGENHARIA DE SOFTWARE SOBRE PERSONALIDADE
Autor: DANILO ALMEIDA FELIPE
Colaborador(es): MARCOS KALINOWSKI - Orientador
Catalogação: 14/JUL/2022 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59956&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59956&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59956
Resumo:
Contexto: Embora o desenvolvimento de software seja uma atividade humana, a pesquisa em Engenharia de Software (ES) concentra-se principalmente em processos e ferramentas, esquecendo-se dos fatores humanos por trás. Ainda quando explorados, os pesquisadores não tem adotado adequadamente referencial da psicologia para entender melhor os fatores humanos em ES, bem como dos instrumentos psicométricos, que visam medir algum tipo de fator humano. Objetivo: Nosso objetivo é apresentar uma visão geral e reflexões sobre o uso dos instrumentos psicométricos na pesquisa da ES em relação a personalidade. Método: Foi realizado um mapeamento sistemático da literatura para gerar um catálogo dos instrumentos psicométricos utilizados. Resultados: Esta dissertação contribui com a atualização de um estudo secundário existente para cobrir cinquenta anos de pesquisa em ES (de 1970 a 2020). Observamos discrepâncias remanescentes entre um dos instrumentos mais popularmente adotado (MBTI) e as recomendações existentes na literatura sobre o seu uso. Conclusão: A adoção de instrumentos psicométricos relativos a personalidade em ES precisa ser aprimorada. Trabalhos futuros nos direcionam a analisar a literatura mapeada sob a ótica de especialistas e pesquisadores das ciências sociais.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF