Título: | A COMPREENSÃO DAS SOLUÇÕES DE SOFTWARE NA EXECUÇÃO DAS ROTINAS DOS COLABORADORES DE ÁREAS ADMINISTRATIVAS DA PETROBRAS | ||||||||||||
Autor: |
EDUARDO STARLING DO REGO MONTEIRO |
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Colaborador(es): |
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - Orientador |
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Catalogação: | 14/JUL/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59952&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59952&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59952 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente estudo tem como objetivo compreender como os colaboradores de áreas administrativas da Petrobras entendem o papel das soluções de software na execução de suas rotinas. Para tanto, teve como campo de análise as rotinas organizacionais de empregados da Petrobras que atuam em áreas corporativas. A pesquisa procurou compreender o papel das soluções de software na execução das rotinas de acordo com o relato de indivíduos que as executam. A abordagem geral do presente estudo parte de uma perspectiva interpretativista (SANDBERG, 2000). A partir do método fenomenográfico (AKERLIND, 2005; MARTON, 1981), o uso de soluções de software na execução foi analisado com base na experiência vivida pelos empregados. Como resultado das 20 entrevistas realizadas entre novembro de 2020 e maio de 2021, tratadas e analisadas, descobriu-se que os sujeitos entrevistados compreendem o uso de soluções de software no desempenho de suas rotinas em três categorias descritivas: i) como um repositório de informações, ii) como organizador da rotina e iii) como meio de redução da interferência humana na execução das rotinas. Estas formas apresentaram quatro dimensões de explicação: i) elemento estrutural da rotina; ii) gestão do conhecimento e relação entre atores; iii) performance de execução; e iv) segurança e confiabilidade das informações.
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