Título: | MEMÓRIAS DA COMUNICAÇÃO BRASILEIRA: UM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÕES DO CONSUMO ENTRE IDOSOS | ||||||||||||
Autor: |
ISABEL CRISTINA FEIX |
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Colaborador(es): |
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA - Orientador BRUNA SANTANA AUCAR - Coorientador |
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Catalogação: | 14/JUL/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59949&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59949&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59949 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O objetivo central desta tese é realizar a análise de algumas transformações
econômicas e sociais ocorridas no Brasil, em meados do século XX, com foco
principal na consolidação da comunicação e do consumo de massa. Fundamentado
em uma pesquisa etnográfica, o trabalho consiste em interpretar as narrativas sobre
o passado de um grupo de idosos que mora em um residencial geriátrico de alto
padrão localizado em um bairro nobre do Rio de Janeiro. Conjugando entrevistas e
observação participante, proponho uma imersão nos relatos dos informantes com o
objetivo de descobrir processos simbólicos que alicerçam as representações
coletivas sobre esses temas. Assim, investigo as memórias de um conjunto de
pessoas nascidas entre 1924 e 1952, enquadrando-as como um repositório de
representações coletivas, em que se revelam ideias imaginadas sobre o período.
Nesse sentido, se as décadas de 1930 a 1960 são retratadas pelos historiadores como
de desenvolvimento econômico e avanço da industrialização, neste trabalho
pretendo examiná-las a partir das lembranças desses informantes, que à época eram
crianças e jovens curiosos com as novidades e atraídos por uma cada vez mais
diversificada oferta de bens e serviços. Diante disso, percebo novas dinâmicas
sociais se estabelecendo, entre elas hábitos de distinção e rituais de consumo que
foram impulsionados por jornais, rádio, revistas, cinema e televisão. No período
estudado, então, é possível identificar uma aliança intrínseca entre a expansão da
comunicação de massa e do consumo, em que imagens idealizadas de
desenvolvimento e de modernização contribuem para a consolidação de uma vida
imaginada pelo capitalismo.
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