Título: | OS AZULEJOS DA ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO DE SALVADOR: UMA REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DA CULTURA POLÍTICA BARROCA PORTUGUESA NO BRASIL DURANTE O REINADO DE D. JOÃO V | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
MARIA EDUARDA CASTRO MAGALHAES MARQUES |
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Colaborador(es): |
JOAO MASAO KAMITA - Orientador ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES - Coorientador |
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Catalogação: | 03/MAR/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5987&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5987&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5987 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A presente dissertação tem por objeto de estudo o acervo
azulejar setecentista instalado no claustro e na sala do
consistório do edifício dos irmãos franciscanos de
Salvador, cujos programas iconográficos representam,
respectivamente, cenas da Entrada festiva em Lisboa em
homenagem ao casamento de D. José, então Príncipe do
Brasil, com a Princesa da Astúrias Dona Maria Ana Vitória
de Bourbon, ocorrida em 12 de fevereiro de 1729; e dez
vistas do lado oriental da cidade de Lisboa. Embora se
trate de um objeto de natureza pictórica de grande valor
documental - já que constitui um registro único em suporte
cerâmico da capital do Império antes do terremoto de 1755 -
a tese se desenvolve na fronteira teórica da história da
arte e da história cultural. O acervo azulejar é analisado
enquanto uma representação simbólica inerente à cultura
política barroca portuguesa prevalecente durante o reinado
de D. João V. A pesquisa revela como o conjunto de azulejos
desvia do padrão temático-iconográfico dos templos
franciscanos da Escola Franciscana do Nordeste, em cuja
azulejaria predominam temas religiosos. Também procura
refletir sobre as especificidades das injunções persuasivas
do poder monárquico joanino, que aliava a religião católica
à grandiloquência do aparato cerimonial e representativo.
No contexto da colônia, a instalação dos silhares no templo
dos irmãos franciscanos, contendo cenas laicas referentes
às efemérides reais, testemunham as relações privilegiadas
entre o monarca e os membros da Ordem, oriundos da elite
agrária local, principais contribuintes do imposto para o
casamento real.
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