Título: | REGIME JURÍDICO DA PUBLICIDADE DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS NO BRASIL: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA À LUZ DOS DETERMINANTES COMERCIAIS DA SAÚDE | ||||||||||||
Autor: |
CARLA DA SILVA DE BRITTO PEREIRA |
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Colaborador(es): |
FABIO CARVALHO LEITE - Orientador FERNANDA NUNES BARBOSA - Coorientador |
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Catalogação: | 30/JUN/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59815&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59815&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59815 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O consumo de alimentos ultraprocessados, ao lado do consumo do tabaco e
do álcool, constitui uma das principais causas de doenças crônicas não
transmissíveis – principal causa de mortes em adultos no Brasil –, sendo a
publicidade de tais produtos considerada pela Organização Mundial da Saúde um
dos fatores comerciais determinantes deste problema de saúde pública. A situação
demanda a análise quanto a se o controle jurídico da publicidade no país tutela, de
forma suficiente, os direitos fundamentais à saúde e à proteção do consumidor
impactados pelas estratégias de marketing da indústria alimentícia. Neste sentido,
o trabalho se propõe a realizar esta análise, com o intuito de compreender o regime
jurídico de controle da publicidade no Brasil, por meio das normas do Código de
Defesa do Consumidor e da autorregulamentação publicitária, assim como a
natureza da proteção jurídica da publicidade no Direito brasileiro, a partir dos
conceitos de liberdade de expressão comercial e livre iniciativa, a fim de identificar
a legitimidade de restrições a estes direitos, com foco em estudos doutrinários e
pesquisas em Tribunais brasileiros, sobretudo no âmbito do Superior Tribunal de
Justiça e do Supremo Tribunal Federal; realizando, por fim, algumas proposições
críticas, com o objetivo de contornar os problemas verificados – em especial a
necessidade de regulação específica para estabelecer medidas restritivas à
publicidade destes alimentos.
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