Título: | O DIREITO DA MULHER À HERANÇA EM NM 27,1-11 E 36,1-12: ANÁLISE EXEGÉTICA, SOCIAL E TEOLÓGICA | ||||||||||||
Autor: |
CRISTIANE VOIGT SCHWAMBACH |
||||||||||||
Colaborador(es): |
LEONARDO AGOSTINI FERNANDES - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 14/JUN/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59541&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59541&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59541 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta tese aborda a temática do direito da mulher à herança, através da análise
exegética, social e teológica de Nm 27,1-11 e 36,1-12. A produção exegética recente
tem envidado esforços na realização de análises literárias, formais e culturais numa
perspectiva diacrônica desses textos, nem sempre aberta para a pesquisa na
perspectiva sincrônica e da análise do substrato teológico subjacente às narrativas. A presente pesquisa reconhece esse desiderato na pesquisa e foca na exegese sincrônica
e na análise teológica. Em Nm 27,1-11, narra-se o pedido das filhas de Salfaad de
participação na herança do pai, após perceberem injustiças e lacunas na legislação
vigente, que resultavam na extinção do nome, da memória e do patrimônio familiar.
A narrativa destaca o acolhimento dessa reivindicação por YHWH através de uma
inovação jurídica. Em Nm 36,1-12, os chefes das famílias, às quais as filhas de
Salfaad pertenciam, registram, por sua vez, consequências jurídicas negativas da
permissão à herança de mulheres, a saber, a desintegração e perda das posses tribais.
Também essa reivindicação é atendida por YHWH mediante exigência do casamento
endogâmico. Os dois textos chamam a atenção por registrarem o surgimento de
inovações jurídicas a partir das decisões de YHWH que acolhem pleitos por justiça e
que alteram práticas consuetudinárias aplicadas em todo o Antigo Oriente Próximo.
A abordagem sociológica contemplou uma análise da prática do direito à herança
para mulheres nas diversas sociedades do Antigo Oriente Próximo e nos textos
bíblicos. Levou à conclusão de que o fator subjacente à permissão jurídica do direito
à herança das mulheres era a preservação do patrimônio e garantia da continuidade
da descendência agnática. Já a análise teológica resultou na conclusão de que a
permissão de YHWH para a herança das mulheres tem como pano de fundo a lógica
promessa-cumprimento da terra dada a todos os filhos de Israel e que está
teologicamente ancorada nas declarações divinas da igualdade entre mulheres e
homens registradas nos relatos da criação, em Gn 1,26-28 e 2,18-23, perspectiva
presente em outras narrativas e na legislação do antigo Israel.
|
|||||||||||||
|