Título: | AUTOBIOGRAFANDO O INTERNACIONAL E O GLOBAL: SALAS DE AULA E A ECONOMIA POLÍTICA DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA | ||||||||||||
Autor: |
NYCOLAS CANDIDO DA SILVA LAU |
||||||||||||
Colaborador(es): |
ISABEL ROCHA DE SIQUEIRA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 14/JUN/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59539&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59539&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59539 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Muitas das perspectivas críticas às Relações Internacionais (RI) argumentam
que a conceitualização acadêmica do internacional-global está calcada na
universalização da modernidade Ocidental alternativa superior ao pensamento
político. Entretanto, esta perspectiva raramente teoriza a Economia Política do
Conhecimento (EPC) que sustenta a superioridade de certos princípios através das
trocas mercadológicas desiguais de saber universitário. A perspectiva da EPC têm
se destacado nos últimos anos, discutindo o impacto da globalização capitalista na
padronização neoliberal da educação, impacto este bastante evidenciado nas
universidades brasileiras. Apesar disso, a abordagem da economia política pouco
contribui para refletir a própria significação do global e do internacional como
dinâmica de poder central. Navegando nestas lacunas teóricas, a presente pesquisa
se debruça sobre a EPC, porém teorizando como esta economia política pode ser
considerada internacional e global. A pergunta da pesquisa é: como a experiência
pedagógica no ensino superior brasileiro, bem como sua inserção em uma EPC,
ajudam a conceituar o internacional e o global? A metodologia da pesquisa consiste
em engajar com esta experiência através de uma textualização autobiográfica que
interliga relatos sobre a sala de aula de docentes e discentes em turmas brasileiras
de graduação, pós-graduação e preparatório comunitário. Com esta metodologia, a
pesquisa explora abordagem teórica denominada estudo internacional crítico, que
sugere as salas de aula como pontos nodais de uma EPC internacional-global
multifacetada, que, por sua vez, empurra a pedagogia para suas formas mais
dialógicas. Através desta abordagem, a pesquisa argumenta em favor da relação coconstitutiva entre a pedagogia e a política internacional-global.
|
|||||||||||||
|