Título: | UM CAMINHAR DECOLONIAL PARA COMPREENDER O ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NEGROS | ||||||||||||
Autor: |
ANA CAROLINA DE SA QUEIROZ |
||||||||||||
Colaborador(es): |
IRENE RIZZINI - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 13/JUN/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59498&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59498&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59498 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Diante do predomínio do número de crianças e adolescentes negros em
situação de acolhimento institucional, elegeu-se como objetivo geral da pesquisa,
analisar o processo de invisibilização da questão étnico-racial no contexto das unidades de acolhimento institucional para crianças e adolescentes. O campo de
pesquisa se constituiu a partir da atuação em duas unidades de acolhimento do
município de Itaguaí-RJ sob o seguinte aporte metodológico: 1) revisão bibliográfica, no qual identificamos as produções existentes que realizam uma análise sobre
o acolhimento institucional de crianças e adolescentes, relacionando com a questão
étnico-racial e englobando uma discussão Decolonial que discutem a
invisibilização das questões étnico-raciais a partir de um olhar colonizador sobre os
corpos negros; 2) análise documental dos prontuários das crianças e dos
adolescentes acolhidos, na qual buscamos identificar a presença ou ausência da
dimensão étnico-racial no espaço de acolhimento; 3) realização de grupos focais
com trabalhadores das unidades de acolhimento, visando captar os sentidos
atribuídos à invisibilização da questão étnico-racial. O estudo aponta para um
processo contínuo e constante de invisibilização da questão étnico-racial
considerando o racismo institucional e estrutural. Os profissionais ouvidos
identificam que a maior parte das crianças e adolescente são negros, mas a inserção
de classe sobrepõe a questão da raça, sem a compreensão que esses marcadores
sociais estão intimamente relacionados.
|
|||||||||||||
|